CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Tabagismo e câncer no Brasil: evidências e perspectivas

por WÜNSCH FILHO, V; MIRRA, A. P.; LÓPEZ, R. V. M.; ANTUNES, L. F. em

« Voltar

AutorSorted descending Ano Local de Publicação Local Tema
WÜNSCH FILHO, V; MIRRA, A. P.; LÓPEZ, R. V. M.; ANTUNES, L. F. 2010 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Epidemiologia São Paulo Revista Brasileira de Epidemiologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 13 Português

Resumo

Neste artigo analisa-se a tendência temporal da prevalência do tabagismo no Brasil, bem como as assimetrias da prevalência de acordo com as regiões do país, a idade, o gênero e o nível socioeconômico da população. Desde o estabelecimento da relação entre tabagismo e câncer de pulmão há 60 anos, o número de tumores malignos com evidências de associação causal com o tabagismo ascendeu a vinte. O declínio da prevalência do tabagismo na população brasileira tem sido constante desde o final da década de 80. Até 2003, foi mais intenso entre os homens. A partir daquele ano, a queda tornou-se mais pronunciada entre as mulheres. As mais altas prevalências de tabagismo encontram-se no Sudeste e Sul, as duas regiões com maiores incidências de neoplasias estritamente relacionadas ao tabaco (cavidade oral, esôfago e pulmão). A exposição ambiental à fumaça do tabaco também foi examinada considerando-se os efeitos para os adultos não fumantes, que apresentam maior risco de tumores de pulmão, laringe e faringe, e entre crianças de pais fumantes, suscetíveis ao risco de hepatoblastoma e leucemia linfocítica aguda. Apesar do incontestável sucesso da política de controle do tabagismo no país, as ações de prevenção devem considerar que as parcelas da população com piores condições socioeconômicas e com baixo nível educacional são as que apresentam taxas mais altas de prevalência de tabagismo. Dentro destes segmentos populacionais os adolescentes representam uma prioridade.

Palavras Chave Brasil. Prevalência de tabagismo. Incidência de câncer. Tumores tabaco-relacionados. Tendência temporal do tabagismo
Link http://www.scielosp.org/pdf/rbepid/v13n2/01.pdf
Referência para Citação WUNSCH FILHO, Victor; MIRRA, Antonio Pedro; LOPEZ, Rossana V. Mendoza e ANTUNES, Leopoldo F.. Tabagismo e câncer no Brasil: evidências e perspectivas. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 175-187.
Observação Material linkado com o SciElo? .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar