CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A rede de apoio social de jovens em situação de vulnerabilidade social e o uso de drogas

por COSTA, Letícia Graziela em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
COSTA, Letícia Graziela 2009    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Curso de Pós-Graduação em Psicologia.

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas IdiomaSorted descending
Dissertação de Mestrado Texto integral 93 Português

Resumo

Esta dissertação teve o objetivo de investigar a rede de apoio em jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social e a relação com o uso de drogas, através de dois estudos. As análises foram feitas a partir da base de dados da Pesquisa Nacional sobre Fatores de Risco e Proteção da Juventude Brasileira, desenvolvida em sete capitais e cidades de médio porte no Brasil (Koller, Cerqueira, Santos, Morais & Ribeiro, 2005). Foram analisados 7316 questionários respondidos por jovens entre 14 e 24 anos, de nível socioeconômico baixo, de ambos os sexos. O primeiro estudo, de caráter exploratório inferencial, avaliou a rede de apoio social dos jovens, investigando família, escola, pares e comunidade. Observou-se diferenças na percepção de rede de apoio conforme a renda e o sexo: entre os participantes de maior renda houve uma percepção de maior apoio da família, e entre os de menor renda maior percepção de apoio da comunidade; e as meninas apresentaram maior percepção de apoio e mais amigos na escola e os meninos referiram maior apoio da comunidade e mais amizades na rua e no bairro. O segundo estudo, também exploratório inferencial, investigou a relação entre a rede de apoio social e o uso de drogas. Foi identificada elevada incidência de uso de drogas (78,9%), com diferenças significativas de gênero, sendo que os meninos usavam mais álcool e drogas ilícitas. Os apoios familiar, escolar e da comunidade apresentaram associação significativa com o uso de drogas, sendo que as médias mais altas de apoio estavam associadas ao não uso de drogas. Entretanto, não se pode determinar a direção desta relação. Conclui-se que a rede de apoio é um fator de proteção importante e sua relação com o uso de drogas entre os jovens deve ser mais bem investigada.

Palavras Chave Adolescente, Jovens, Nível sócio-econômico, Pobreza, Redes de apoio social, Uso de drogas, Vulnerabilidade
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação COSTA, L. G. A rede de apoio social de jovens em situação de vulnerabilidade social e o uso de drogas. 93f. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar