CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Santo Daime - O Professor dos Professores: A Transmissão do Conhecimento através dos Hinos

por OLIVEIRA, José Erivan Bezerra de em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, José Erivan Bezerra de 2008 Fortaleza, Ceará  

Instituição de Origem Estado InstituiçãoSorted descending Instituição Responsável
Universidade Federal do Ceará Ceará DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 233 Português

Resumo

O trabalho se propõe a analisar os hinos da doutrina do Santo Daime. A hipótese central é que eles são, ao mesmo tempo, o conhecimento em si e o veículo de transmissão desse conhecimento. São analisados hinos que acompanham a evolução do Santo Daime destacando três momentos de sua história: a fundação por Raimundo Irineu Serra, na década de 30 do século passado; a consolidação por Sebastião Mota de Melo, a partir de 1971, e a expansão levada à frente por Alfredo Gregório de Melo atualmente. A partir dos conceitos de memória social e performance, analiso os diversos tipos de rituais que constituem o corpus da religião em questão e destaco a relação entre ensino e aprendizagem a partir dos hinos, do transe e da performance.

Palavras Chave Santo Daime; Hinos; Performance; Memória Social; Trabalho.
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação OLIVEIRA, José Erivan Bezerra de. Santo Daime - O Professor dos Professores: A Transmissão do Conhecimento através dos Hinos. Fortaleza/Ceará. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, 2008.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar