CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O consumo de álcool entre os adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal-RN

por FONSECA E SILVA, Karina Bezerra da em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FONSECA E SILVA, Karina Bezerra da 2006 Rio Grande do Norte Natal-RN

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte Programa de Pós-graduação em Serviço Social - Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formato da Obra Formato DisponívelSorted descending Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 108 Português

Resumo

O estudo O consumo do álcool entre adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal RN, 2004-2005 tem como objeto a compreensão do fenômeno do consumo do álcool que ocorre entre os adolescentes. Adota-se como lócus de pesquisa escolas privadas católicas de Natal RN, as quais atendem alunos provenientes de grupos sociais pertencentes às classes atendidas pelas escolas privadas de Natal. O público pesquisado corresponde a 87 adolescentes que responderam ao questionário misto, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa utiliza como procedimento a amostra intencional, a qual, pelas facilidades de acesso, privilegia indivíduos que no momento de realização da pesquisa mostram-se em condição de participar da mesma. O estudo apresenta caráter quantitativo e qualitativo. Apresenta os seguintes objetivos: 1-Analisar em que circunstâncias os adolescentes fazem uso de bebidas alcoólicas; 2- Identificar o conhecimento que os adolescentes têm sobre os efeitos do álcool; 3 - Entender o papel de atuação da instituição escola na prevenção do uso do álcool pelos adolescentes. A análise privilegia a interpretação das respostas. No tocante à fundamentação teórico-metodológica adotam-se como referencial a Teoria do Controle Social e a Teoria do Interacionismo Simbólico. Os capítulos aqui constantes encontram-se organizados da seguinte maneira: O primeiro capitulo aborda a situação atual de consumo adolescente de drogas em geral e o enfrentamento social desta situação. O segundo capitulo apresenta aspectos socioculturais do consumo do álcool e a descrição de algumas características do público pesquisado. O terceiro capitulo enfatiza a escola e sua atuação junto aos jovens e à sociedade em geral, no sentido de prevenção e combate ao uso do álcool bem como das demais drogas.

Palavras Chave Adolescência, Consumo do álcool, Cultura, Educação preventiva
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação FONSECA E SILVA, Karina Bezerra da. O consumo de álcool entre os adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal-RN. Natal/RN. Dissertação de Mestrado, UFRN, 2006.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Radar Ciência.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar