CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Padrão de consumo de bebidas alcoólicas entre universitários da área da saúde de uma faculdade do interior do Estado de São Paulo

por RIBEIRO, Elaine em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RIBEIRO, Elaine 2007 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas IdiomaSorted descending
Dissertação de Mestrado Texto integral 126 Português

Resumo

A preocupação com o uso do álcool entre universitários é evidente em várias partes do mundo. Diversos estudos mostram que o uso e abuso dessa substância vêm aumentando em ritmo acelerado. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar o padrão de consumo de álcool e suas conseqüências entre universitários da área de saúde de uma Faculdade privada do interior do estado de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com uma amostra de 1007 estudantes universitários. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário auto-aplicável, contendo três partes: a primeira referente aos dados sóciodemográficos, a segunda refere-se ao padrão de consumo de álcool e a terceira refere-se aos problemas vivenciados por essa população após beber. Entre os resultados estão que a maioria dos estudantes pertence ao sexo feminino 84%, estado civil solteiro 85,1%, com idade entre 18 e 25 anos 79%, provenientes de outras cidades 62,6% e 60,0% referiram não trabalhar. A maioria dos estudantes pertence ao curso de enfermagem 24,2% e em relação ao ano do curso, 30,3% são calouros. Quanto à moradia, 75,1% referiram morar com a família. No que se refere ao tipo de religião 64% afirmaram ser católicos e 67% referem que a religião é muito importante em suas vidas. Em relação ao consumo de álcool, 64% fazem uso de baixo risco, incluindo os abstêmios 11%, enquanto que 20% são bebedores de risco moderado e 5% bebedores de alto risco. A análise de associação demonstrou que o consumo de álcool é maior entre o gênero masculino, na faixa etária entre 18 e 25 anos, entre os casados, entre aqueles que tiram notas baixas em relação à média, entre os que moram sem a família, e entre aqueles que não pertencem a nenhum tipo de religião. O aparecimento de náuseas, vômito e ressaca, o fato de dirigir após beber ou dirigir bebendo, perder aulas por estar passando mal, ?matar aulas? após beber demais, apresentar problemas com a lei ou com a administração da faculdade por beber, tirar notas baixas, a freqüência que fuma, ser criticado por beber, brigar após beber ou ainda apresentar qualquer tipo de comportamento negativo por beber, foi encontrado com maior freqüência entre os universitários que apresentaram um maior consumo de álcool. A bebida de maior consumo foi a cerveja. Esses resultados nos evidenciam a importância do planejamento de estratégias de cunho preventivo no âmbito universitário, na tentativa de detectar precocemente aqueles com potencial para o abuso e possíveis problemas relacionados ao consumo dessa substância.

Palavras Chave Consumo de bebidas alcoólicas, Estudantes universitários
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação RIBEIRO, Elaine. Padrão de consumo de bebidas alcoólicas entre universitários da área da saúde de uma faculdade do interior do Estado de São Paulo. São Paulo. Dissertação de Mestrado, USP, 2007.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital USP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar