CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Percepção de suporte social e consumo de álcool em desempregados

por RIBEIRO, Mônica Bezerra em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RIBEIRO, Mônica Bezerra 2008 São Paulo São Bernardo do Campo, SP

Instituição de OrigemSorted ascending Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Metodista de São Paulo São Paulo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde e Fonoaudiologia da Universidade Metodista de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 108 Português

Resumo

O desemprego tem sido objeto de preocupação no contexto político, econômico e social, uma vez que a população de trabalhadores desempregados enfrenta dificuldades diárias para a obtenção de trabalho/ou emprego, situação que gera intenso sofrimento psíquico e pode repercutir de modo negativo na saúde do trabalhador. Este estudo teve por objetivo investigar a percepção de suporte social e o consumo de álcool em desempregados. Por meio de estudo epidemiológico, quantitativo e transversal constituímos uma amostra de 300 indivíduos, recrutados em uma agência pública em São Bernardo do Campo SP, que capta vagas no mercado e encaminha trabalhadores para recolocação profissional. A amostra resultou em 54,3% pessoas do gênero masculino, com idade média de 29,30, com mínimo de 18 anos e máximo de 56 anos; 67% tinham ensino médio, sendo 50% solteiros, 52% encontravam-se desempregados de um a seis meses, 37% residiam em imóvel próprio, e 37% possuíam renda familiar de um a dois salários mínimos. Foram utilizados três instrumentos auto-aplicáveis para coleta dos dados: a) Questionário de características sócio-demográficas; b) Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS); c) Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT). Os dados coletados foram submetidos ao programa estatístico SPSS, versão 15.0 para Windows que permitiu fazer as correlações entre as variáveis. Os resultados indicaram correlações significativas entre as variáveis: suporte prático e renda; suporte prático e suporte emocional, com idade. Estas correlações sugeriram que os sujeitos apresentavam melhor percepção de suporte prático na medida em que aumentava a renda familiar, e que quanto maior a idade, menor é a percepção do suporte prático e emocional recebido pela rede social. O AUDIT não apontou correlações significativas entre as variáveis estudadas, e 76% da amostra se situou na zona 1 consumo de baixo risco ou abstinência. Não verificamos correlação entre consumo de álcool e desemprego.

Palavras Chave consumo de álcool, suporte social, percepção de suporte social, Desemprego, PSICOLOGIA
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação RIBEIRO, Mônica Bezerra. Percepção de suporte social e consumo de álcool em desempregados. São Bernardo do Campo, SP. Dissertação de Mestrado, UMESP, 2008.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica da Secretaria de Saúde do Mato Grosso.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar