CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Efeitos do etanol e nicotina sobre a resistencia mecanica do osso e osteogenese ao redor de implantes de hidroxiapatita

por SOARES, Evelise Aline em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOARES, Evelise Aline 2007 Campinas, SP  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição ResponsávelSorted descending
Universidade Estadual de Campinas São Paulo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural - Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral   Português

Resumo

O consumo de álcool ou nicotina é prejudicial à integridade do tecido ósseo, conseqüentemente, pode dificultar ou até mesmo impedir a fixação e manutenção dos implantes osseointegráveis. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos do etanol e nicotina sobre a resistência mecânica do osso e a neoformação óssea ao redor de implantes de hidroxiapatita, quando consumidos isoladamente e simultaneamente. Foram utilizados 20 ratos divididos em quatro grupos de 05, sendo controle (CT), álcool (A), nicotina (N) e nicotina+álcool (N+A). Após quatro semanas de consumo de álcool e/ou nicotina, corpos cerâmicos densos (HAD) e porosos (HAP) de hidroxiapatita foram implantados em cavidades produzidas cirurgicamente nas tíbias. Após as cirurgias os animais continuaram a consumir álcool e/ou nicotina. Completado noventa dias, os animais foram sacrificados e as tíbias e fêmures isolados para o processamento histológico e ensaio mecânico. Em todos os animais foi encontrado tecido ósseo junto aos corpos cerâmicos de HAD e HAP. O volume de osso formado ao redor dos corpos cerâmicos foi maior no grupo CT em relação aos demais grupos. Os animais do grupo N+A foram aqueles que apresentaram menor volume de osso neoformado. Nos animais do grupo A ocorreu formação de menor volume de osso ao redor dos implantes em relação aos animais do grupo Nicotina. A menor resistência do osso a cargas mecânicas foi encontrada nos animais do grupo N, A e N+A, respectivamente. De acordo com os resultados podemos concluir que o consumo de nicotina ou álcool produziu efeito negativo sobre a resistência mecânica do osso e osteogênese ao redor dos implantes de HAD e HAP. Em adição, o consumo simultâneo das duas substâncias intensificou os efeitos deletérios.

Palavras Chave Alcool , Nicotina , Ossos - Crescimento , Implantes ortopedicos , Hidroxiapatita
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação SOARES, Evelise Aline. Efeitos do etanol e nicotina sobre a resistencia mecanica do osso e osteogenese ao redor de implantes de hidroxiapatita. Campinas, SP. Dissertação de Mestrado, UNICAMP, 2007.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar