CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: CONEXÕES A PARTIR DO SANTO DAIME

por ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa 2007    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de PáginasSorted ascending Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 14 Português

Resumo
Trata-se o presente artigo de uma reflexão acerca das possíveis conexões entre filosofia, educação e religião tendo como referência a religião amazônida do Santo Daime. A religiosidade daimista, centrada no culto a uma bebida de nome Ayahuasca ou Daime, é interpretada como uma agência educativa cujos saberes fornecem a lógica que direciona o modo de pensar e viver das pessoas que dela comungam. Tem como objetivos identificar os elementos que caracterizam sua pedagogia, mais especificamente, os saberes e valores ensinados, os métodos de transmissão e o papel do professor, com vistas a evidenciar que a educação pode ocorrer sob diferentes roupagens, para além dos saberes formais e escolares. O artigo é uma síntese resultante de uma investigação de caráter documental e bibliográfico centrada, sobretudo, nos hinos que conformam o �vangelho�daimista, bem como na literatura pertinente a esta religião, além de referências relacionadas ao campo da educação.

Palavras Chave Santo Daime; educação; filosofia; religião; valores
Link http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=365
Referência para Citação ALBUQUERQUE, M. B. B.Filosofia, educação e religião: conexões a partir do Santo Daime. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste . Maceió – AL, 2007
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar