CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Lidar com substâncias psicoativas: o significado para o trabalhador de enfermagem

por MARTINS, E. R.; CORRÊA, A. K. em

« Voltar

Autor AnoSorted descending Local de Publicação Local Tema
MARTINS, E. R.; CORRÊA, A. K. 2004 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 7 Português

Resumo

Neste estudo propus-me a compreender o significado do lidar com substâncias psicoativas para os trabalhadores de enfermagem que atuam em clínica médica de uma unidade hospitalar. Para alcançar tal propósito, foram utilizadas idéias do referencial metodológico fenomenológico. Foram feitas entrevistas a partir da questão norteadora "o que é para você lidar com substâncias psicoativas?". A análise das falas revelou que esse lidar se mostra aos trabalhadores, em sua essência, um trabalho "como qualquer outro", sendo significativa a ênfase dada ao fazer em detrimento da prática reflexiva; o receio de falar sobre "o proibido", o que "compromete", sendo a droga enfocada como uma possibilidade real de uso no cotidiano dos trabalhadores. Suas experiências reafirmam a necessidade de refletir e discutir sobre o fenômeno drogas, articulando as vivências intersubjetivas ao contexto das Políticas Nacionais e Internacionais de Saúde, favorecendo aos profissionais perceberem de forma mais crítica e questionadora o fenômeno.

Palavras Chave Profissional de enfermagem, Significados, Substâncias Psicoativas, Enfermagem
Link Artigo em periódico
Referência para Citação MARTINS, E. R.; CORRÊA, A. K. Lidar com substâncias psicoativas: o significado para o trabalhador de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2004, vol.12, n.spe, pp. 398-405.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar