CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Tabagismo e etilismo em funcionários da Universidade Estadual do Ceará

por SABRY, M. O. D.; SAMPAIO, H. A. de C. SILVA, M. G. C. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SABRY, M. O. D.; SAMPAIO, H. A. de C. SILVA, M. G. C. 1999 São Paulo Ceará

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia São Paulo Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Formato da Obra Formato DisponívelSorted ascending Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Português

Resumo

O presente estudo pretendeu identificar os hábitos de tabagismo e etilismo de funcionários da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. O estudo abrangeu 317 funcionários. Aplicou-se um questionário contendo dados de identificação, socioeconômicos e referentes ao tabagismo e etilismo, que foram tabulados e analisados pelo Epi-Info 6.0. O grupo entrevistado foi constituído de 157 homens e 160 mulheres, com faixa etária predominante de 30-49 anos e alta escolaridade. A renda familiar para 146 funcionários situou-se na faixa igual ou superior a 10 salários mínimos mensais. Declararam-se fumantes 83 funcionários, observando-se maior prevalência no sexo masculino (56). Em média, o consumo de cigarros foi de 12,3/dia e tal atividade era exercida havia 23,2 anos. Quanto ao etilismo, 183 indivíduos ingeriam bebida alcóolica, também encontrando-se maior prevalência nos homens. A freqüência do consumo foi principalmente em fins de semana ou raramente. A bebida mais citada foi a cerveja - 96, seguida pela aguardente de cana - 20 pessoas. O consumo médio diário de etanol foi de 29,9g. Os consumidores simultâneos de tabaco e álcool foram eminentemente do sexo masculino. A escolaridade e a renda foram maiores nas mulheres exclusivamente fumantes e a renda foi maior entre as exclusivamente etilistas. Apesar de as prevalências de tabagismo e etilismo encontradas não terem sido elevadas, ainda configuram um risco para doenças crônico-degenerativas, principalmente quanto à quantidade de etanol ingerida pelos homens, devendo haver aprofundamento do estudo em relação à associação com outras diferentes variáveis ambientais.

Palavras Chave Tabagismo; Alcoolismo; Trabalhadores; Universidades.
Link Artigo em periódico
Referência para Citação SABRY, M. O. D.; SAMPAIO, H. A. de C. SILVA, M. G. C. Tabagismo e etilismo em funcionários da Universidade Estadual do Ceará. J. Pneumologia [online]. 1999, vol.25, n.6, pp. 313-320.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar