CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Opiniões de adolescentes estudantes sobre consumo de drogas: um estudo de caso em Lima, Peru.

por GIL, Hilda Luz Bolaños; MELLO, Débora Falleiros de; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho  and  SILVA, Marta Angélica Iossi. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GIL, Hilda Luz Bolaños; MELLO, Débora Falleiros de; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho  and  SILVA, Marta Angélica Iossi. 2008   Peru

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da ObraSorted ascending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Português

Resumo

O consumo de drogas tem aumentado em todas as regiões do mundo e tem se tornado um problema de saúde pública, afetando principalmente adolescentes. Este estudo tem como objetivo identificar as opiniões dos adolescentes em idade escolar sobre o uso de drogas e sobre o consumidor de drogas em uma escola de Lima, Peru. Estudo descritivo e transversal com questionário auto-aplicável a 386 estudantes. Foram obtidos dados pessoais dos estudantes, percepção de risco do consumo de drogas, motivações, informação sobre medidas preventivas, disponibilidade da droga, opinião sobre o consumidor de drogas e aceitação familiar e social do consumidor de drogas. O sexo masculino foi predominante. A maioria tem opinião desfavorável sobre a percepção de risco e sobre os motivos de consumo, e é a favor da informação. Temos um papel relevante na explicação de condutas assim como para por em prática programas adequados e eficazes de prevenção e tratamento.

Palavras Chave adolescente; drogas ilícitas; dependência de drogas
Link Artigo
Referência para Citação GIL, Hilda Luz Bolaños; MELLO, Débora Falleiros de; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho  and  SILVA, Marta Angélica Iossi. Perceptions of adolescents students on the consumption of drugs: a case study in Lima, Peru. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.spe, pp. 551-557. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar