CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Avaliação de ações educativas sobre consumo de drogas e juventude: a práxis no trabalho e na vida.

por SOARES, Cássia Baldini; CAMPOS, Célia Maria Sivalli; BERTO, Juliana Sette and PEREIRA, Érica Gomes. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOARES, Cássia Baldini; CAMPOS, Célia Maria Sivalli; BERTO, Juliana Sette and PEREIRA, Érica Gomes. 2011 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Trabalho, Educação e Saúde Rio de Janeiro Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Formato da ObraSorted descending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 20 Português

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como conhecimentos sobre consumo de drogas e juventude foram incorporados às práticas sociais de participantes de oficinas para debate, sensibilização e instrumentalização de trabalhadores de instituições sociais, ocorridas há três anos. Foram realizadas 13 entrevistas, utilizando-se roteiro com questões sobre: temas discutidos e estratégias utilizadas, contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional, análise de situações-problema. Os resultados indicaram que os participantes desenvolvem práticas no trabalho e na vida caracterizadas por compreender a rede de causalidade imbricada no consumo de drogas, que envolve reflexões sobre mercadorização da droga, problemas decorrentes da criminalização e do mercado de trabalho. Foram também discutidos valores contemporâneos e dificuldades da família e da escola na socialização dos jovens. Nessa direção, observam-se cuidados para compor discursos que não culpabilizem os usuários. Preferir-se-ia uma atitude de compreensão e diálogo diante das situações-problema colocadas. Embora haja discursos que oscilem, entre formas hegemônicas e críticas de apreensão do problema, é possível perceber que a compreensão mais geral remete ao complexo sistema de produção, consumo e distribuição de psicoativos e à busca de soluções sociais ampliadas. As práticas sociais desenvolvidas, no entanto, evidenciaram ausência de políticas públicas para o enfrentamento do problema.

Palavras Chave avaliação de programas e projetos de saúde; educação; usuários de drogas; juventude.
Link Artigo
Referência para Citação SOARES, Cássia Baldini; CAMPOS, Célia Maria Sivalli; BERTO, Juliana Sette and PEREIRA, Érica Gomes. Avaliação de ações educativas sobre consumo de drogas e juventude: a práxis no trabalho e na vida. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.1, pp. 43-62. ISSN 1981-7746.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar