CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Anormalidades de fluxo sangüíneo cerebral em indivíduos dependentes de cocaína.

por NICASTRI, Sergio; BUCHPIGUEL, Carlos A and ANDRADE, Arthur G. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
NICASTRI, Sergio; BUCHPIGUEL, Carlos A and ANDRADE, Arthur G. 2000 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria.   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas IdiomaSorted ascending
Artigo em Magazine Texto integral 9 Português

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, tem havido relatos de anormalidades do fluxo sanguíneo cerebral em indivíduos com o abuso de cocaína, detectadas por meio de tomografia computadorizada por emissão de fóton único (SPECT). Esse padrão anormal de perfusão cerebral tem sido associado a prejuízos cognitivos mas não a alterações observáveis por meio de exames de neuroimagem estrutural. Um problema envolvendo a maioria dos trabalhos publicados sobre esse tema é a inclusão de um grande número de usuários de heroína nas amostras estudadas. Essa outra droga também parece afetar o padrão de perfusão cerebral, particularmente durante estados de abstinência. Métodos: Quatorze pacientes dependentes de cocaína (nenhum com uso de opióides) e 14 voluntários normais (grupo controle) foram submetidos a exames de SPECT com dímero de etil-cisteína marcado com tecnécio-99m. A análise dos exames de SPECT foi realizada por meio de análise visual qualitativa das imagens obtidas (procedimento padrão na prática clínica), realizada por um radiologista não informado sobre o diagnóstico dos indivíduos avaliados. Resultados: A análise visual revelou um padrão sugestivo de irregularidades do fluxo sangüíneo cerebral em nove pacientes, mas em apenas dois controles (p = 0,018; teste exato de Fisher bicaudal). Conclusões: Anormalidades de circulação cerebral podem ter relação com prejuízos cognitivos relatados em populações de dependentes de cocaína. Embora déficits de perfusão cerebral associados ao uso de cocaína possam ser irreversíveis, têm surgido relatos na literatura de tratamentos para essas anormalidades de fluxo sangüíneo. Alterações de fluxo sangüíneo cerebral associadas à dependência de cocaína ocorrem mesmo na ausência de abuso ou dependência de opióides.

Palavras Chave Cocaína, crack, abuso de substâncias, fluxo sanguíneo cerebral, SPECT.
Link Artigo
Referência para Citação NICASTRI, Sergio; BUCHPIGUEL, Carlos A and ANDRADE, Arthur G. Anormalidades de fluxo sangüíneo cerebral em indivíduos dependentes de cocaína. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2000, vol.22, n.2, pp. 42-50. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar