CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estudo caso-controle sobre distúrbios psiquiátricos e com álcool como fatores de risco para padrão de abuso de drogas.

por LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local TemaSorted descending
LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely. 2002 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 5 Inglês

Resumo

Avaliou-se os transtornos mentais e a dependência de álcool como fatores de risco para padrão de abuso de drogas em um estudo caso-controle (370 adultos). Casos (usuários de drogas) e controles foram selecionados na comunidade segundo a técnica de "bola de neve" e pareados por sexo, idade e amizade. A coleta de dados foi feita por meio do CIDI (Composite International Diagnostic Interview). Considerou-se três padrões de abuso/dependência de drogas de acordo com o tipo utilizado: abuso/dependência de qualquer droga, apenas maconha e cocaína, e outras drogas. Na regressão logística condicional, dependência ao álcool, associou-se fortemente ao padrão de abuso/dependência de drogas. Comparado ao grupo de "não usuários de drogas", o odds ratio(OR) associado ao abuso/dependência de cocaína/outras drogas era de 10,2 (IC95%: 4,9-21,2), enquanto que para abuso/dependência de maconha, o OR era de 1,0. Para distúrbios afetivos o OR associado à cocaína/outras drogas foi de 2,0 (IC95%: 1,10-3,64), enquanto que para aqueles com consumo apenas de maconha não foi encontrada associação. Concluindo, não há um grupo homogêneo de "usuários de drogas" e o papel dos fatores de risco depende do padrão de consumo.

Palavras Chave Estudos de Casos-Controles; Transtornos Mentais; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias Psicoativas; Análise por Pareamento.
Link Artigo
Referência para Citação LOPES, Claudia S. and SICHIERI, Rosely. A case-control study on alcohol and psychiatric disorders as risk factors for drug abuse pattern. Cad. Saúde Pública [online]. 2002, vol.18, n.6, pp. 1571-1575. ISSN 0102-311X.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar