CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de drogas ilícitas e perspectivas críticas de familiares e pessoas próximas, na cidade do Rio de Janeiro, Zona Norte, Brasil.

por VARGENS, Octavio Muniz da Costa et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VARGENS, Octavio Muniz da Costa et al. 2009 Rio de Janeiro, Canadá, Estados Unidos Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da ObraSorted ascending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Português

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais quantitativos da cidade do Rio de Janeiro, Zona Norte, Brasil, de estudo multicêntrico envolvendo sete países latino-americanos e Canadá. O objetivo foi descrever a perspectiva de familiares/pessoas próximas a usuários de drogas ilícitas sobre fatores protetores e de risco, iniciativas de prevenção, serviços de tratamento e aspectos legais relacionados às drogas ilícitas. Foram entrevistados 99 indivíduos autodeclarados pessoalmente afetados por terem um familiar/pessoa próxima usuário de drogas ilícitas, abordando sua perspectiva quanto aos domínios chave. Os informantes eram principalmente mulheres (73,7%); os familiares usuários de drogas eram principalmente homens (78,2%); a droga mais usada era a maconha (77,8%). Como fator protetor destacou-se a existência na comunidade de atividades recreativo-esportivas (88,9%) e, como fator de risco, a curiosidade por novas experiências (94,4%). Os principais serviços de tratamento eram de grupos de igrejas (51,5%) e as leis deveriam ser mais punitivas (82,8%). Conclui-se que essas informações são essenciais na luta contra o uso/abuso de drogas, indicando a necessidade de ações que valorizem perspectivas diversas em diferentes níveis.

Palavras Chave drogas ilícitas; América Latina; família
Link Artigo
Referência para Citação VARGENS, Octavio Muniz da Costa et al. Uso de drogas ilícitas e perspectivas críticas de familiares e pessoas próximas, na cidade do Rio de Janeiro, Zona Norte, Brasil. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 776-782. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar