CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Triexifenidila: caracterização de seu consumo abusivo por um grupo de usuários na cidade de São Paulo.

por RAYMUNDO, Marcelo et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RAYMUNDO, Marcelo et al. 2003 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Psiquiatria Clínica São Paulo Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Formato da ObraSorted descending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 11 Português

Resumo

O abuso de drogas anticolinérgicas na indução de estados mentais alterados, como alucinações e delírios, é amplamente conhecido. Entre essas, a triexifenidila (TEF) (Artane®) parece ser a mais abusada. No Brasil, seu consumo já foi observado entre pacientes psicóticos, estudantes de 1º e 2º graus da rede pública, meninos de rua e usuários de crack. Diante da carência de relatos brasileiros que retratassem o consumo inadequado da triexifenidila, esse estudo foi conduzido para caracterizar a população usuária e as razões subjacentes ao seu abuso. Utilizando-se de metodologia qualitativa e amostra intencional selecionada por critérios (21 usuários e 16 ex-usuários), observou-se a predominância de homens solteiros, poliusuários e sem vínculos empregatícios, que relataram o abuso da droga na obtenção, principalmente, de alucinações e delírios. A TEF, consumida em associação a álcool, outras drogas lícitas (BZD) e ilícitas, interfere nas funções cognitivas, como memória, atenção e aprendizado, prejudicando os usuários no desempenho de muitas de suas atividades cotidianas. Por ser relatada como medicamento de fácil acesso, baixo custo e com efeitos drásticos na vida do usuário, os resultados apontam para a necessidade de medidas mais efetivas em sua liberação, além da necessidade de adoção de medidas preventivas para que seu abuso seja evitado.

Palavras Chave Triexifenidila; Artane®; Pesquisa qualitativa; Alucinógenos; Anticolinérgicos
Link Artigo
Referência para Citação RAYMUNDO, Marcelo et al. Triexifenidila: caracterização de seu consumo abusivo por um grupo de usuários na cidade de São Paulo. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2003, vol.30, n.6, pp. 207-217. ISSN 0101-6083.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar