CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Ser fumante em um mundo antitabaco: reflexões sobre riscos e exclusão social.

por SPINK, Mary Jane P. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SPINK, Mary Jane P. 2010 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Saúde e Sociedade São Paulo Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.

Formato da Obra Formato Disponível Número de PáginasSorted descending Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 16 Português

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no contexto das atuais medidas para controle do tabagismo e teve por objetivo entender os sentidos do ato de fumar para os fumantes e a maneira como vivenciam as pressões para cessar de fumar. Com base em 50 entrevistas com diferentes segmentos de uma universidade paulista (professores, funcionários de carreira e terceirizados, alunos de graduação e de pós-graduação), a análise focalizou três aspectos: por que as pessoas fumam, a ambivalência entre o prazer de fumar e os malefícios do tabaco, e as experiências de discriminação de fumantes. Concluiu-se que, na perspectiva da Saúde Coletiva, é necessário informar o público sobre os riscos associados ao tabagismo, contrapor os danos aos efeitos sedutores da publicidade da indústria tabagística e oferecer apoio para os que desejam cessar de fumar. Entretanto, para além dessas medidas, é preciso também entender o ponto de vista dos fumantes para os quais o tabaco ainda é uma droga legalizada que produz efeitos positivos, apesar de causar dependência física e psicológica, havendo, portanto, muitos obstáculos a serem enfrentados para dar fim a esse hábito. Tal cenário de múltiplas dificuldades nos leva a indagar se fumar não se enquadraria nos estilos de vida arriscados para os quais são pertinentes as abordagens voltadas à redução de danos.

Palavras Chave Estilos de Vida Arriscados; Tabagismo; Práticas Discursivas
Link Artigo
Referência para Citação SPINK, Mary Jane P.. Ser fumante em um mundo antitabaco: reflexões sobre riscos e exclusão social. Saude soc. [online]. 2010, vol.19, n.3, pp. 481-496. ISSN 0104-1290.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar