CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A terapia multifamiliar no tratamento da dependência química: um estudo retrospectivo de seis anos.

por SEADI, Susana M. Sastre and OLIVEIRA, Margareth da Silva. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SEADI, Susana M. Sastre and OLIVEIRA, Margareth da Silva. 2009 Rio Grande do Sul  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia Clínica Rio de Janeiro Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Formato da Obra Formato DisponívelSorted ascending Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 16 Português

Resumo

INTRODUÇÃO: A inclusão de intervenções focadas na família, através da terapia unifamiliar, ou da terapia multifamiliar (TGMF) vem crescendo como uma forma de enfrentar um problema tão grave e complexo como é a dependência química. OBJETIVOS: Investigar e avaliar fatores associados à adesão ao tratamento multifamiliar no tratamento de dependentes químicos hospitalizados. MÉTODO: A pesquisa é um estudo transversal retrospectivo, com uma amostra de 672 famílias participantes da TGMF durante o período de seis anos (de março 1997 a julho de 2003). Foi realizado um estudo dos fatores sociodemográficos como idade, sexo, tempo de uso da substância e quanto ao tipo de droga mais prevalente e investigada a associação entre o grau de parentesco do familiar participante do programa e a adesão ao tratamento multifamiliar. Foram pesquisados 672 prontuários de sujeitos que estiveram internados e ingressaram no programa de tratamento multifamiliar e os relatos das sessões descritos pelo terapeuta coordenador do grupo. RESULTADOS: Há associação entre a participação da família e adesão ao tratamento. A participação de dois ou mais familiares repercute na adesão. DISCUSSÃO: Os resultados sugerem que inclusão de um número maior de familiares poderá repercutir em uma maior adesão ao tratamento.

Palavras Chave transtornos relacionados ao uso de substâncias; terapia familiar; pacientes desistentes do tratamento.
Link Artigo
Referência para Citação SEADI, Susana M. Sastre and OLIVEIRA, Margareth da Silva. A terapia multifamiliar no tratamento da dependência química: um estudo retrospectivo de seis anos. Psicol. clin. [online]. 2009, vol.21, n.2, pp. 363-378. ISSN 0103-5665.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar