CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo de drogas entre estudantes de medicina em São Paulo: influências de gênero e ano letivo

por OLIVEIRA, Lucio Garcia de et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Lucio Garcia de et al. 2009 São Paulo São Paulo

Instituição de OrigemSorted ascending Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 13 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Analisar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo dentro de um período de cinco anos (1996-2001). MÉTODO: Participaram 457 universitários que responderam a um questionário anônimo sobre o uso de drogas (medidas: uso na vida, nos últimos 12 meses e nos últimos 30 dias). A influência do gênero e do ano letivo do universitário sobre o uso de drogas também foi analisada. DISCUSSÃO: Entre os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, observou-se um aumento do uso de inalantes, especialmente entre os alunos do sexo masculino e dos primeiros anos de graduação. Sugere-se que seja um comportamento específico dos estudantes de Medicina, tendo corroborado com os resultados de estudos prévios. CONCLUSÃO: O uso de inalantes é crescente entre os universitários de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Devido aos seus efeitos nocivos sobre a saúde, outros estudos são necessários para aprofundar a compreensão desse fenômeno, assim como para que sejam desenvolvidas medidas de prevenção que interrompam sua evolução. RESULTADOS: Em cinco anos, houve um aumento do uso de drogas ilegais entre os estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialmente de inalantes e anfetaminas. Há uma convergência desse consumo entre os gêneros (exceto para maconha e inalantes) e o ano letivo é fator interferente de relevância.

Palavras Chave Estudantes de medicina; Drogas ilícitas; Gênero e saúde; Epidemiologia; Inalação
Link Artigo em Inglês
Referência para Citação OLIVEIRA, Lucio Garcia de et al. Drug consumption among medical students in São Paulo, Brazil: influences of gender and academic year. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 227-239. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar