-- RitaDourado - 04 Mar 2008

A Vinda do professor Dr Nelson de Luca Pretto da Faculdade Federal da Bahia na sexta-feira, dia 22/02/2008, foi importante para a fortalecer juntamente com os coordenadores Rita e Ariston a abertura do Curso “Cultura Digital e Formação de Jovens. Pois, relatou que o trabalho realizado pelos representantes do mesmo está de parabéns, porque realizam desde 2006 formação de jovens na cultura digital, Inclusão digital através do Tabuleiro Digital que têm aproximadamente 400 acessos diários gratuitamente para a comunidade de Irecê, cursos de Informática básica para todas as idades, realizado no segundo semestre de cada ano. Ele ressaltou que Irecê está na linha de frente em relação ao uso do Software Livre, dentre os Municípios do Território de Irecê.

Para a realização deste curso, foi necessário criação de cadastro aberto aos jovens entre 15 a 25 anos, na Cidade de irecê e Região. Foram cadastrados 170 jovens, porém, dos 170 jovens cadastrados, apenas 50 foram selecionados, sendo contemplados 24 no turno matutino e 26 no turno vespertino.

Para tanto, a formação dos jovens pretende fortalecer o uso da rede Internet, para além dos recursos de pesquisa e consumo de informações que possibilita. o eixo principal nesta formação é desenvolver uma maneira de compreender e interagir na rede, visando a autoria e a autonomia dos jovens envolvidos e o segundo eixo principal é a inserção dos jovens na realização de produções através de programas como por exemplo: Cinelerra, Kino, Audacity, Arduor, Man Dvd; manutenção de computadores e instalação de Software, Gimp, Inkscape, entre outos.

O Curso tem o objetivo formar esta nova turma de jovens voluntários do Ponto de Cultura na formação básica de informática em Software Livre para disseminar e multiplicar seus conhecimentos nas escolas, no Ponto de Cultura , Tabuleiro Digital e para inserção ao mercado de trabalho, capacitando os jovens em programas audiovisuais: ; Produção Gráfica, utilizando os programas: Gimp, Inkscape e configuração de rede e instalação de sistema operacionais.

O projeto “Cultura Digital e Formação de Jovens&#8221, é uma das ações do ponto de Cultura 2008 que articulou com a Secretaria de Educação uma das parceiras para a formação de jovens ao longo de 06 meses de trabalho ,procurando incentivar nos jovens o interesse em investir, futuramente, numa profissão relacionada à Cultura com orientação voltada para a inserção no mundo digital da necessidade que a Cidade encontra em crescer o número de pessoas que atuem em diversas área de conhecimento em Sistema Operacional Linux para que possam a partir daí, investir em uma profissão técnica voltada para Informática, sem perder de vista o trabalho de cidadania e de valorização e resgate da cultura local da nossa Região. Para a realização deste Curso, temos como Parceiros do Ciberparque: Prefeitura Municipal de Irecê, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, FACED/UFBA e FACED/UFBA/Irecê.

O Professor Nelson, juntamente com o Prefeito Joacy e o presidente da UNIPI Ermenilson Dourado estão realizando um trabalho de mobilização para as Cidades que fazem parte do Território de Irecê possa participar elaborando projetos para concorrer ao novo edital para Pontos de Cultura na Bahia.

revisão: r1 - 03 Mar 2008 - 23:08:01 - RitaDourado?