Educação, Sociedade e Didática

Planejamento das equipes


Sissi Cancio, Thainã Ferreira, Tereziane Oliveira, Telma de Jesus

A organização do trabalho ocorreu de maneira dinânica, onde nos reunimos na sexta-feira (07/04)às 8:30 para fazer os últimos ajustes da apresentação, porque os outros procedimentos foram realizados por telefone. A apresentação ficou assim dividida:Sissi(fez uma retrospectiva desde o surgimento da educação no Brasil com a chegada dos jesuítas, sitando o Ratio Studiorum, até os dias atuais e fazendo uma relação com o filme Cidade de Deus); Telma de Jesus(ficou incumbida da educação tradicional); Tereziane Oliveira(abordou a Escola Nova)e Thainã Gomes(apresentou a bibliografia de Comênius,através de um esquema)

REFERENCIAS:

-FABRIA, Maria Luísa. A nova pedagogia. Rio de Janeiro: Salvat, 1979 -LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990 -MIZUKAMI,Maria da Graça Nicoette. Ensino:as abordagens do processo. São paulo: EPU, 1986 -VEIGA, Ilma P. A. Repensando a didática. 5.ed. São Paulo: Papirus, 1988. 158p


Sule, Thalita, Daniela, Izabela

A principio quando foi exposto o tema e a proposta de Alessandra sobre a realização desse trabalho, eu (Sule) e Thalita lembramos logo do filme "O clube do Imperador", pois já tinhamos trabalhado com este filme em outra matéria no semestre anterior. A partir dái , nos reunimos com as meninas (Dani e Izabela) para passar para elas a proposta, ver se elas tinham alguma sugestão além desse filme e para definirmos o dia que iríamos nos reunir para ver o filme. O primeiro problema que encontramos , foi encontar esse filme em VHS, pois parece que todas as locadoras em Salvador esqueceram do nosso antigo vídeo cassete e só querem saber de DVD. Depois de encontrado o filme, marcamos nos reunir no sábado para assistir e definir o que iríamos fazer na apresentção. Nesse encontro decidimos apresentar o filme como um modelo de "redação" com três cenas que representaria "introdução, desenvolvimento e conclusão",e que ao mesmo tempo essas cenas trouxesse a temática abordada, que neste caso é "educação, sociedade e didática" Também tentamos pesquisar na internet algum texto que pudessemos correlacionar com o filme e tema, mas não encontramos nada satisfatório. Enfim....Acho que desse relato já dar para entender um pouco como nos planejamos....

REFERÊNCIA:

filme: O clube do Imperador


Fabiana Costa , Jassiara Prado, Carolina Menezes e Rachel Frazão

Para a realização deste trabalho, buscamos desde o início fazer uma relação entre o tema e um filme. Optamos por Bicho de Sete Cabeças (Brasil, ano 2000. De Laís Bodanzky). Após ver o filme, fizemos uma análise dos aspectos mais interessantes. Como resumo, seria: um jovem que faz parte de uma família onde não existe diálogo, freqüenta um colégio que não interfere muito na sua vida, se envolve com o mundo das drogas. Ou seja, existem falhas nas diversas entidades da sociedade. E é justatamente na educação que está um possível caminho para a mudança. Nos reunimos uma única vez e depois cada uma trabalhou individualmente em casa. Na mini-aula buscamosa apresentar esses aspectos juntos com uma base retirada de textos encontrados na internet.

As informações sobre o filme e o textos foram encontrados nos seguintes sites:

http://www.centrofereeducacional.com.br -Trajetória Histórica da Didática - Amélia Domingues de Castro

http://www.chaves.com.br - Pedagogia Histórico-Crítica: É Preciso Aproximar Mais - Eduardo O. C. Chaves

http://www.tvshow.com.br

http://www.planetaeducacao.com.br


Cynara Cantuário, Jaqueline Portugual, Janaina Carol e Jagacyara Mello

A equipe por Cynara Cantuário, Jaguacyara Oliveira,Janaina Rosas e Jaqueline Portugal; não teve a possibilidade de fazer uma reunião, devido a indisponibilidade de tempo de alguns componentes da equipe, no qual por motivos particulares não pode desenvolver um trabalho conjunto. Ao fato ocorrido Eu(Cynara), fiz a sugestão na sexta-feira dia 07 de abril cada um pesquisar algo sobre o tema da aula e antes de começar a aula do dia 10 de abril iriamos juntar e expor as considerações; no entanto isto não ocorreu; os componentes se atrasaram, não fizerarm a pesquisa e preferiram não apresentar, exceto Jaqueline que pesquisou e apresentou junto comigo,tentando dar o enfoque maior sobre a postura do professor em relaçao ao tema da aula.Em suma ficou claramente demonstrado q a equipe teve dificuldade em se reunir, causando um desconforto para os demsis componentes, pois a apresentação foi feita apenas por duas pessoas, porém creio eu q não prejudicou a dupla. Desde já serviu de experiencia para todas, no intuito de fazer os proximos trabalhos em conjunto.


Luane Costa, Laise de Araújo, Camila Figueredo e Juliana Sanches

A equipe sentiu grande dificuldade para realizar o trabalho, porque o assunto estava vago, sem um direcionamento. Mesmo após algumas referências apresentadas, não conseguíamos associar o trabalho. Nos reunimos, todas quatro, no sábado dia 08/04 para definirmos o nosso trabalho. Pensamos em utilizar o livro de Paulo Freire, a pedagogia da autonomia e o filme Central do Brasil, mas não fluiu. Decidimos então, assistir o filme sociedade dos poetas mortos, pois já tínhamos assistido no semestre anterior e tínhamos uma base sobre ele. Pesquisamos também sobre Comenius na internet, onde queríamos estabelecer relação entre o filme e Comenius, a partir do tema educação, sociedade e didática. Percebemos que o filme e Comenius são contraditórios. A partir daí, foi dada a mini-aula no dia 10/04, retratando o pensamento de Comenius e recortando algumas partes do filme com alguns comentários.Houve a participação efetiva de todos os componentes da equipe.

REFERÊNCIAS:

O filme: sociedade dos poetas mortos

http://www.centrorefeducacional.com.br/comenius.htm

http://www.ipv.pt/millenium/fgon%C3%A711.htm

http://www.edicoesgil.com.br/educador/comenius.html


-- JoseildaSampaioDeSouza - 06 May 2006


This topic: EDC > WebHome > EDC140Ale > EducacaoSociedade
Topic revision: r1 - 06 May 2006 - 14:08:12 - JoseildaSampaioDeSouza?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback