-- JulianaLopesSilva - 24 Mar 2008

Atividades da bolsista Juliana Silva

Dados

* Nome: Juliana Lopes da Silva

* Email:julyjuly183@hotmail.com

* Tel. Comercial: 71 - 81742155

* Horário

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
08:00-13:00 00:00-00:00 08:00-13:00 08:00-13:00 13:00-18:00

Projeto de Pesquisa - Projeto Pibic (2007-2008)

JulianaDiario?

Título: Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação: dinâmicas e tensões.

Resumo do plano de trabalho

Diante da complexidade do movimento mundial contemporâneo denominado de “Sociedade da Informaçãoo”, esta pesquisa vem estabelecer a compreensão e ampliação do tema com foco nas diretrizes e ações da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação e nas dinâmicas e tensões que tais diretrizes vêm provocando nos mais diferentes países, em especial naqueles em desenvolvimento. Para tanto, será realizado o levantamento e a coleta de documentos relacionados à Cúpula Mundial em sites da ONU e dos países participantes, bem como o levantamento bibliográfico que propiciará uma visão geral do tema diante das produções dos diversos autores, o que possibilitará a produção de conhecimentos que possam contribuir com as pesquisas na área.

Objetivos específicos do bolsista

Os processos de transformação que estamos testemunhando nos mais diferentes âmbitos da sociedade fazem parte do movimento denominado “sociedade da informaçãoo”, de tal forma que governos, organismos internacionais e a sociedade civil vêm se mobilizando, definindo diretrizes e ações para a inserção das pessoas e dos países nesse contexto. Em vista disso, no âmbito da pesquisa Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação: influências e desdobramentos no Brasil, estarei procurando:

* investigar as diretrizes e ações propostas pela Cúpula Mundial desde o início de seus trabalhos

* investigar e identificar as tensões e dinâmicas que a Cúpula vem provocando nos mais diferentes países, em especial naqueles em desenvolvimento.

* estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação.

* fortalecer a continuidade da imersão do bolsista na cultura digital, interagindo com outros pesquisadores do GEC. adquirir competências teórico-metodológicas e de escrita para a realização de pesquisas científicas.

Resultados específicos do bolsista

* Compreensão dos conceitos relacionados ao tema da pesquisa: sociedade da informação, exclusão e inclusão digital, software livre.

* produção e publicação de artigos científicos envolvendo a temática integração da bolsista no contexto da articulação das tecnologias contemporâneas com a política e a educação.

* participação em seminários da área, em nível regional e nacional, bem como nos seminários internos e no seminário estudantil de Pesquisa da UFBA

* imersão na cultura digital para o fortalecimento dos processos de formação e de inclusão digital da bolsista

* elaboração de relatórios parcial e final da pesquisa, proporcionando um melhor acompanhamento desta.

* alimentação do banco de dados do GEC

Cronograma específico de execução

"Agosto de 2007 a janeiro de 2008"

* Levantamento e coleta de documentos produzidos no âmbito da Cúpula Mundial para a Sociedade da informação, nos mais diferentes países

* Levantamento e coleta de referências bibliográficas sobre os temas: sociedade da informação, exclusão e inclusão digital e software livre

* Alimentação do banco de dados do GEC

* Leituras e estudos dos documentos e referências bibliográficas coletadas

* Definição das categorias de análise

* Participação em eventos

* Participação de reuniões de estudos com a orientadora e grupos de pesquisa.

"fevereiro de 2008"

* Relattŕio parcial da pesquisa

"Março a Maio de 2008"

* Análise dos dados coletados

* Produção de artigos sobre o tema

* Participação em eventos

"Junho e Julho de 2008"

* Relatório final da pesquisa

Diário da Bolsista

DiarioJuliana

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 02 Apr 2008 - 09:56:58 - RejaneSantiago?     |     Copyleft Faced-UFBA