REUNIÕES

calendário e atas



Atas das reuniões dos Grupos de estudo

Reuniões do Grupo ID/SL

Reuniões do Grupo EAD

Reuniões do Grupo Cibercultura


Atas das reuniões gerais do GEC

Quadro de apresentações de projetos - pesquisadores GEC

DATA NOME COMENTÁRIOSorted descending
15/05 Caio Telma
26/06 Paulo Socorro
08/05 Rosa Rita
29/05 Simone Paulo
05/06 Socorro Nícia
12/06 Amaleide Doriedson
19/06 Danilo Amaleide

12.06.2008

Coordenação: Profª. Bonilla

Participantes: Fabiano, Luciana, Rejane, Rita, Prof. Edvaldo, Prof. Nelson, Bruno, Adriane, Rosa, Caio, Prof. Alessandra, Géssica, Darlene, Sule, Sérgio, Doriedson, Danilo, Amaleide.

1ª Parte:

Reunião dos grupos.

2ª Parte:

Apresentação de Amaleide com os comentários de Doriedson. O trabalho que Amaleide apresentou se constitui uma transição entre o projeto e a dissertação. Em seguida os professores Nelson e Edvaldo falaram sobre direito autoral, direito de imagem e direito de tradução, alertando a todos sobre os cuidados com essas referências. O professor Edvaldo informou sobre as mudanças do qualis da Capes.

3ª Parte:

Continuação das discussões sobre o Seminário da Linha. Questão 1: Se há articulação ou não entre o que se pensa e o que se faz nos diversos grupos de pesquisa que compõe a linha de pesquisa? Nelson: Não há articulação entre os grupos Bonilla: A única articulação é a base teórica em comum. Uma ação conjunta é projeto Irecê. Nelson : Se as linha fossem mais sólidas e mais coesas ajudaria nas questões de aprovação de projetos, por exemplo. Fica o debate em torno das questões: Fazermos reuniões juntos? Fazer coisas juntos? Fazer ações juntos? O que se conclui é que, frente a grande demanda e atividades desenvolvidas em cada grupo, não há tempo para uma ação mais conjunta.

De qualquer forma, falta diálogo entre os grupos. Os professores só se encontram, quando um é chamado para uma banca ou para ministrar um curso. Talvez não estejamos dando importância para esse fato, pois ele é siginificativo e proporciona um certo nível diálogo entre os grupos. Seria interessante também intensificar a participação de membros de outros grupos em atividades de extensão. Como todos os grupos trabalham com formação de professores, é perfeitamente viável essa troca. Reativar o EducaUfba? como atividade da linha poderia ser uma outra solução para essa questão. O problema é que não temos fôlego para abrir mais frentes de trabalho. Precisamos trocar mais a partir das atividades que já desenvolvemos

O Gec é um exemplo de articulação, podemos perceber isso pelo formato das reuniões, onde podemos encontrar graduandos, pós-graduandos e professores envolvidos nas atividades (projetos, apresentação de teses e dissertações). Bonilla: definir qual o nome do seminário foi uma polêmica, Currículo e (in)formação, pois esse “in” abrange a tecnologia. Bonilla: O trabalho do Gec não é colaborativo. Nelson: O trabalho do Gec é colaborativo. A atividade colaborativa é difícil até entre os integrantes do próprio grupo, o que acontece no Gec é que alguns realizam muitas atividades, enquanto outros não.

Questão 2: Há ressonância das referências que emergem nas concepções e opções apresentadas com sua atuação (docente, discente, investigativa?) Sim, plenamente, mas no que se refere às disciplinas, o nosso grupo deveria fazer uma discussão maior sobre a didática. O número de professores de tecnologia (Nelson, Bonilla, Edvaldo e Menandro) é maior que a demanda de disciplina, a partir desse dado o professor Nelson concluiu que deveria existir propaganda para das disciplina Edc287 e Edc 266 para os demais alunos da Ufba, pois isso já ocorre em Polêmicas Contemporânea. Essa "propaganda" é fundamental, porque os nomes das disciplinas, e também suas ementas, não atraem os alunos (então é necessário publicizar as dinâmicas e temáticas nelas abordadas), também porque entendemos que os cursos de licenciatura não estão dando às TIC a devida importância no processo de formação de seus alunos.

Questão 3: Qua possibilidades identificar de atação da linha para além ou para aquém do que vem realizando até aqui? Bancas, projetos, atividade de extensão, um encontro semestral para organizar e discutir as dinâmicas da linha, especialmente o processo de seleção para mestrado e doutorado.

Questão 4:

Que temas considera importante que sejam trabalhados pela linha no Seminário de pesquisa que a Faced realizará em outubro e além dele? A presença das tecnologias nos currículos dos cursos de formação de professores da Ufba.

Por: Luciana.

29.05.2008

Seminário a linha

Galera, a próxima reunião do grupo, dia 29, será ampliada Estaremos participando de um seminário da nossa linha de pesquisa (Currículo e (in)formação) É fundamental a participação de todos, especialmente dos pós-graduandos

Como Nelson e Edvaldo não estarão presentes, eu assumo a apresentação do GEC e conto com todos para organizar o material para exposição (banners, folders, cartilhas, cd... - tudo o que tivermos e dê visibilidade ao trabalho do grupo) * Também vou utilizar a página do GEC para a apresentação - Então, cada um atualize lá os dados de suas pesquisas

*Claro, com isso, não teremos pauta específica (apresentação de projetos, planejamentos, etc) nesse dia

abraço Bonilla

Gente, depois de idas e vindas, impossibilidades e já com a cobrança de pessoas que aguardam esse nosso encontro, depois de conversar com alguns de nós, fechamos a data do seminário para 29 de maio, a próxima quinta útil. Envio aqui a programação, aberta a sugestões. Preciso saber quem vai falar por cada grupo de pesquisa. Seria bom que cada grupo expusesse tanto oralmente qto com a exposição de posters já produzidos, sua produção. Acho importante uma socializacão do que se faz. Há uma cobrança do PPGE para que esses seminários das linhas sejam um "ensaio"para o seminário de pesquisa que vai haver na Face em outubro. Aho que podemos discutir isso no encontro. Segue também um cartaz que adaptei de um seminário que fizemos no ano passado. Não posso fazer mais que isso. Se alguém tiver uma sugestão ou melhor que isso, puder fazer melhor, adorarei. Mas vou soltar isso amanhã. Por favor, me respondam. Ai, não aguento mais esse seminário antes de começar. Ufa. Abs. Roseli

22.05.2008

Feriado de Corpus Crist

15.05.2008

Coordenação: Prof. Nelson

Participantes: Nicia, Adriane, Doriedison, Darlene, Rita, Simone, Bruno, Gessica, Sergio, Sule, Luciana, Fabricio, Aton, Tania, Joselia e integrantes do territorio.

1.Reuniao dos grupos de estudos;

2.Reuniao do GEC:

2.1Territórios Digitais Nelson e Doriedson apresentaram as metas do projeto. Nelson falou da importância de aproximar o Territorios ao projeto de Celly Tafarel, um curso de licenciatura no campo. Falou também de submeter o projeto no colegiado, para que ele possa se transformar em uma atividade de extensão. O grupo tirou duvidas e expôs suas opiniões.

2.2 Relato de Simone: viagem para Hortolandia-SP. Sua pesquisa versa sobre Tv digital para educação. Sua fala envolveu o CPQD e a SAPSA, ela alertou da inexistência de pedagogos no CPQD e arriscou justificar a parceria com a faculdade de educação da Unicamp por esse motivo.

2.3 TD no DF: Os representantes da Faced serão Bruno, Washington e Luciana, Nelson como palestrante, Rita e Moises de Irecê. A equipe explicou a situação das atividades e o professor Nelson complementou com os procedimentos.

2.4 Especializaçao: o professor Nelson concluiu que sem a Prof. Alessandra e Bonilla não teria razão de discutir a Especializaçao, deixou a tarefa para os grupos dos módulos emseparado.

Por: Luciana.

08.05.2008

Coordenação: Prof. Edvaldo Couto Participantes: Bonilla, Alessandra, Telma, Rejane, Adriane, Gessica, Fabiano, Doriedson, Sule, Darlene, Washington, Bruno,Sérgio, Samanta, Rafaela, Rita, Manuel.

1. Reunião dos Grupos de Estudos

2. Reunião Semanal Gec:

*Conversa sobre o Projeto Tabuleiro Digital: Bonilla chama atenção do grupo quanto a responsabilidade e o comprometimento de cada membro do GEC, em manter o projeto em funcionamento;

24.04.2008

Coordenação: profª Alessandra Assis

Participantes: Bonilla, Nelson, Alessandra, Telma, Rejane, Adriane, Gessica, Joselia, Fabiano, Doriedson, Sule, Darlene, Washington, Bruno, Fabrício, Tânia, Marildes, Sérgio, Verônica, Daniela, Carlos.

1. Reunião dos grupos de estudo.

2. Reunião geral:

17.04.2008

Coordenação: profª Bonilla

Participantes: Bonilla, Edvaldo, Telma, Rejane, Alessandra, Adriane, Rita, Marcelo, Gessica, Joselia, Fabiano, Doriedson, Sule, Darlene, Rosa Meire, Washington, Bruno, Luciana, Fabrício, Tânia, Jefferson, Marildes, Messias.

1. Reunião dos grupos de estudo.

2. Reunião geral:

* Comunicado da divulgação dos pré-selecionados para bolsistas do GEC, tendo o comparecimento de 2 delas (Janete e Marilda) que se apresentaram para o grupo;

* Apresentação do projeto de Doriedson com parecer de Rosa Meire;

* Observação feita pelo prof. Edvaldo sobre alguns termos comumente utilizados em dissertações e teses, mas que empobrecem a produção, tais como "breve relato", "presente trabalho", etc;

* Apresentação do projeto PIBIC enviado pelo prof. Edvaldo que visa estudar a utilização dos E-Books entre os professores da UFBA.

3. Apresentação dos demais grupos (homem-máquina, produção acadêmica e políticas públicas) de planejamento do curso de Especialização.

10.04.2008

Coordenação: profº NP

Participantes: NP, Bonilla, Edvaldo, Telma, Rejane, Alessandra, Adriane, Veronica, Rita, Marcelo, Caio, Gessica, Adriana, Joselia, Fabiano, Doriedson, Sule, Darlene, Adriana Daniela, Rosa Meire, Socorro, Nícia, Washington, Bruno, Luciana, Danilo, Fabrício e Amaleide

1. Reunião dos grupos de estudo.

2. Reunião geral: apresentação de novos membros do grupo de estudo.

3. Apresentação do projeto de Rita: apreciação de Caio. Link da Marília Gabriela entrevistando Fátima Bernardes (comentário do profº Edvaldo):

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM776470-7822-MARILIA+GABRIELA+ENTREVISTA+FATIMA+BERNARDES,00.html

4. Os grupos de trabalho (Especialização).

03/04/2008

coordenação: Alessandra

Presentes: Nelson Pretto, Bonilla, Edvaldo, Alessandra, Doriedson, Adriane, Rejane, Daniela, Telma, Amaleide, Simone, Nicia, Messias, Jefferson,Sule, Caio, Géssica, Adriana, Fabiano, Luciana, Tânia, Rita, Darlene, Washington e Rosa Meire.

1. Reunião dos subgrupos de estudo.

2. Doriedson não apresentou. Adiado para dia 17.04.2008.

3. Informes de Adriane acerca dos grupos de estruturação do curso de Especialização.

4. Informes gerais: - sobre o compartilhamento de documentos pelo goolge.doc sem dispensar o uso dos demais espaços. - decisão dos critérios de seleção dos orientadores de aprendizagem. - discussão acerca do espaço de reunião e a possibilidade de realização das reuniões em outra sala.

5. Trabalho dos grupos

6. "Reunião ampliada" - Palestra Escola Pública Brasileira na Atualidade: lições da História, com Professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Auditório II da Faced.

27/03/2008

coordenação: Edvaldo Couto

Presentes: Edvaldo, Bonilla, Bruno, Daniela, Telma, Amaleide, Simone, Nicia, Socorro, Alessandra, Verônica, Paulo, Messias, Jefferson, Fabiano, Sule, Caio, Géssica, Adriane, Adriana, Doriedson, Fabiano, Rejane, Luciana, Tânia, Rita, Darlene, Rosa Meire, Washington.

1. Reafirmação de funcionamento das reuniões de subgrupos de pesquisa que não necessariamente funcionarão a partir da participação de um professor doutor.

2. Apresentação: Telma Brito. Comenta: Adriane Halmann Apresentação do projeto de pesquisa de Telma (práticas de violência na internet, cyberbullying em questão)

3. Comentários de Adriane e demais membros do grupo.

4. Apresentação do vídeo produzido para o Tabuleiro Digital.Comentários acerca da implementação desta produção de vídeo.

5. Encaminhamentos para a estruturação das equipes de trabalho do curso de Especialização pensado para os professores do município de Salvador de acordo com a solicitação da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura). Reunião das equipes para pensar tarefas.

20/03/2008

feriado

13/03/2008

coordenação: Darlene Almada

Presentes: Sule, Caio, Géssica, Adriane, Adriana, Doriedson, Fabiano, Rejane, Luciana, Tânia, Rita, Darlene, Rosa Meire, Washington

1. Distribuição dos grupos de estudos. É interessante que os grupos não sejam muito grandes e que tenham produtividade. Hoje decidiu-se os temas, os grupos e os horários, porém, fica aberto para outros grupos.

GRUPOS

- EAD (Fabiano, Darlene, Nícia, Adriana)
Dia/Horário: quinta-feira 13:30 às 14:30

- Cibercultura (Caio, Rosa Meire, Luciana)
Horário: a definir

- Inclusão Digital (Tânia, Sule, Rejane)
Dia/Horário: quinta-feira 13:30 às 14:30

- Tecnociência e pós-modernidade (Washington, Doriedson, Fabiano, Manuel Messias, Jefferson)
Dia/Horário: sexta-feira 09:00

- Convergência de Mídia - Web 2.0 (Géssica, Adriane, Rita, Bruno, Washington)
Dia/Horário: quinta-feira 13:30 às 14:30

2. Seleção para os bolsistas do GEC - Distribuição dos cartazes pela Universiade(FACED, PAC, IM, FACOM, ICI, REITORIA, FILOSOFIA, CPD, ADM, BELAS ARTES, TEATRO). Dividimos as pessoas responsáveis por cada unidade para fixar os cartazes.

3. Participação do grupo na Semana Calourosa: Rádio e Tabuleiro - Material do GEC para divulgação. Alunos que atuaram na calourosa: Tânia e Rejane

4. Quadro de distribuição de apresentações dos projetos

DATA NOME COMENTÁRIO
27/03 Telma Adriane
10/04 Rita Caio
17/04 Doriedson Rosa
24/04 Adriane Darlene
08/05 Rosa Rita

5. Trabalhar no layout do blog do GEC, ficou responsável em começar a futucar isso: Sule e Doriedson. Além da questão do layout, surgiu durante a reunião a idéia de mudar o blog do GEC do live journal para o blogger. Enquete que será aberta na lista de discussão.

6. Garimpar material e postar no blog essa semana todos fazerem isso,no entanto, para essa semana Rejane ficou responsável em garimpar e postar alguma coisa.

6. Os Bolsistas do permanecer trabalhar com os mandamentos do Tabuleiro sugeridos pela direção. Prazo máximo até a terça-feira (18/03), para que Rita possa revisar.

7. Publicações em revistas: Adriane e Doriedson ficaram responsável em enviar para lista do GEC, as listas de revistas que estão recebendo publicações.

No mais eh só... Por: Sule, Tania e Rejane

07/03/2008

coordenação: Nelson Pretto

Apresentação: Nicia Riccio

Presentes: Bonilla, Telma, Rosa Meire, Rafaela, Verônica, Luciana, Daniela, Bruno, Danilo, Fabricio, Nicia, Edvaldo, Doriedson, Adriane, Gessica, Dart, Darlene, Nelson, Sule, Alessandra e Amaleide.

1. Apresentção do projeto de doutorado de Nicia Riccio - Os ambientes Virtuais de Aprendizagem e o surgimento da UFBA Virtual: Estratégias na busca da autonomia.

2. Visita do professor Gideon Rosa (Faculdade de Teatro - Rádio Teatro). Articulamos o lançamento e divulgação da versão radiofonica: a peruca do Santo (Luís Sergio Ramos), com pareceria da Radio Faced.

3. Apresentação de Bruno (projeto Pibic) do material de vídeo para apoio a aula.

4. Apresentação de Fabrício (projeto Pibic) do banco de dado Bibus, a ser utilizado pelo Gec para o cadastramento de teses, dissertações, monografias e livros.

Por: Sule

28/02/2008

A primeira reunião do Gec deste ano teve como pauta:
1 - Regina do Serpro - possibilidade de proposta
2 - Apresentação dos membros do gec
3 - Definição da data da qualificação de Nícia
4 - Orientação quanto a Qualificação para o Doutorado
5 - Revisão das Metas do gec
6 - Definição das próximas reuniões

1. Regina, do Serpro, participou da reunião por pedido de Nelson Pretto. Ela trouxe uma série de dúvidas e inquietações sobre políticas de inclusão digital e implementações em telecentros, buscando uma possível parceria. Após delimitar alguns elementos que devem fazer parte de uma proposta deste tipo, ficou acertado que Regina veria a possibilidade de contratação, através do SIEE (ou SIMM?)de alguns alunos como bolsistas estagiários, vendo também a possibilidade de bolsas para alunos da pós-graduação. A resposta será diretamente com Nelson e Bonilla
2. Apresentação dos membros do Gec. Vários componentes faltaram, mas os que estiveram se apresentaram:
- Bonilla
- Nelson
- Luciana - graduação Pedagogia, tcc - uma análise da disciplina edc287
- Verônica - graduação Pedagogia, tcc - a formação de monitores do tabuleiro digital
- Daniela - graduação Pedagogia, tcc, intercambio
- Géssica - graduação Pedagogia, bolsista cnpq Nelson
- Juliana - graduação Ciências Naturais, bolsista pibic Bonilla
- Bruno - graduação Pedagogia, bolsista pibic Nelson
- Dart - graduação Pedagogia, bolsista pibic Nelson
- Washington - graduação Filosofia, bolsista permanecer Tabuleiros
- Doriedson - doutorado Bonilla
- Rita - doutorado (ingresso 2008) Edvaldo
- Nícia - doutorado Nelson
- Adriane - doutorado (ingresso 2008) Nelson
3. Durante as apresentações foi definida a data da qualificação de Nícia: entre 08 e 09 de abril
4. Com o tema "qualificação", surgiu a dúvida de o que deve ser apresentado neste texto. Nelson mostrou o material que foi usado na sua qualificação, que continha uma Apresentação, Dados pessoais/currículo (contendo tudo o q ele fez até aquele momento, como disciplinas e outras atividades), a estrutura da tese já com os capítulos com algum material escrito, com a ressalva de o que faltar nos capítulos, pode-se fazer um 'quadrinho' com indicações de o que deve aparecer ali ou mesmo dúvidas de como apresentar tal tema. Bibliografia por capítulos a serem utilizadas, demarcando o que foi lido, usado e o que ainda está como indicação de leitura. Anexo: tudo o que foi produzido durante este período (artigos, programa das disciplinas cursadas, cursos...)
Ainda neste ponto de pauta, Nícia ficou responsável de procurar informações no regimento da pós e nas resoluções sobre o que deve ser apresentado e como deve ser a qualificação.
5. Terminadas as apresentações e resolução das pendências com cada um, passou-se para uma explanação sobre o funcionamento do grupo, os horários, grupos de estudo (que ainda serão definidos quais continuarão) e as metas do grupo. Dos grupos de estudos, está confirmado a continuação do grupo sobre Inclusão Digital, que passa a ser coordenado pelo doutorando Paulo César (Bonilla). As metas podem ser lidas no tópico Metas do Gec, na página inicial do grupo. Foi ressaltado a importância das produções, da atualização do Lattes e formulário Fapesb, as produções conjuntas, a participação ativa no blog do grupo, nas listas de discussão do grupo, cadastro no Diretório de Pesquisa do CNPq, participar de várias atividades do grupo e registrar tudo na forma de um relatório, a ser entregue semestralmente para o orientador. Como atividade do grupo, foi lembrado que amanhã, dia 29/02 será a defesa de tese de Menandro Ramos, orientado por Nelson.
6. Fica acertado o seguinte calendário de apresentação de trabalhos para as próximas reuniões:
- 06/03 - Nícia
- 13/03 - Doriedson
as outras datas serão definidas na próxima reunião, com a presença dos outros integrantes do grupo. as pautas circularão pela lista do grupo.
Sem mais,
Adriane Lizbehd Halmann

Reuniões .../2007

Reuniões .../2006

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r121 - 18 Jun 2008 - 00:19:18 - MariaHelenaBonilla     |     Copyleft Faced-UFBA