Um Computador por Aluno (UCA) Computador Portátil para professores
Conceito de Inclusão Digital Permitir a cada aluno de escolas públicas o acesso ao uso das tecnologias através de laptops, possibilitando o uso pela família de cada aluno e também o acesso a serviços disponíveis do governo eletrônico. Promoção da inclusão digital de professores que estão atuando nas escolas da rede pública e privada de educação básica, profissional e superior, visando contribuir com a plrodução e formação pedagógica, através da interação com a tecnologia da informação e comunicação.
Interesses Políticos    
Interesses Econômicos    
Interesses Sociais    
Interesses Educacionais O UCA possui o objetivo de aumentar o uso das tecnologias da informação e da comunicação e analisar a funcionalidade pedagógica dos laptops com o uso individual e intensivo da máquina, tanto dentro como fora da sala de aula.  
Estratégias Políticos    
Estratégias Econômicas Busca de financiamentos que não precisam ter relação com a educação. Podemos citar como exemplo o Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST).  
Estratégias Sociais    
Estratégias Educacionais O projeto UCA será inserido nas escolas com o uso individual do laptop. O trabaho será realizado com níveis diferentes de ensino e utilizando metodologias distintas para avaliar o potencial pedagógico de cada máquina.  
Diretrizes

O Programa Um Computador por Aluno é uma iniciativa do Governo Federal cuja a execução está a cargo dos Ministérios da Educação, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ciência e Tecnologia. O UCA também conta com a participação da Casa Civil, onde contribui na realização do processo licitatório juntamente com o MEC e com o Serviço Federal de processamento de Dados (SERPRO), que disponibiliza ao programa o seu capital intelectual. O MEC contratou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e as universidades, Universidade Federal Fluminense, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Amazônia e a Universidade Estado de São Paulo para avaliarem o conceito e os recursos disponíveis para a formação de redes de conectividade a partir da escola. O MEC busca saber quais os problemas enfrentados para a utilização dos laptos nas residências dos alunos.

Na avaliação das especificações técnicas dos laptops, o UCA conta com o apoio de três centros de pesquisa: Centro de Pesquisa Renato Archer da Universidade de Campinas (CENPRA/UNICAMP), Fundação Centro de Referência em tecnologias Inovadoras (CERTI), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina e Laboratórios de Sistemas Integráveis da Escopla Politécnica da Universidade de São Paulo(LSI/ USP).

O UCA possui um grupo de trabalho composto por representantes do Ministério da Educação ( Espartaco Madureira Coelho- SEED/MEC, Francesca Lóes -SEED/MEC, Carmem Prata -SEED/MEC, Maria de Fátima Simas Malheiros - SEB/MEC, Marlúcia Delfino Amaral - SEB/MEC) e assessores pedagógicos ( José Armando Valente - Universidade Estadual de Campinas; Julíbio David Ardigo - Universidade do Estado de Santa Catarina; Léa da Cruz Fagundes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Maria Helena Cautiero Horta Jardim - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mauro Cavalcante Pequeno - Universidade Federal do Ceará; Paulo Gileno Cysneiros - Universidade Federal de Pernambuco; Roseli de Deus Lopes - Universidade Estadual de São Paulo; Simão Pedro Pinto Marinho - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Stela Conceição Bertholo Piconez - Universidade Estadual de São Paulo) responsável por dar suporte pedagógico a elaboração do documento do UCA, assim como avaliar e acompanharas experiências iniicais.

O programa UCA está na fase piloto, atuando em cinco estados brasileiros. No Rio de Janeiro ele está na cidade de Piraí ( interior do estado), na escola CIEP Rosa da Conceição Guedes, em Palmas (TO) está no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Porto Alegre (RS) está com a experiência na Escola Estadual Luciana de Abreu, em São Paulo (SP) está atuando na escola Ernani Silva Bruno e em Brasilía(DF) está com o projeto na escola CEF 01 Planalto.

 

Formas de organização

e dinâmicas de operacionalização

   

Perspectivas formativas

dos professores

   

Perspectivas formativas

dos alunos

   

Potencialidade da perpectiva formativa

dos professores

   

Limite da perpectiva formativa

dos professores

   

Potencialidade da perpectiva formativa

dos alunos

   

Limite da perspectiva formativa

dos alunos

   
Expectativas do Professor    

Explicações, interpretações

e representações dos professores

   
Expectativas do Pesquisador    

Explicações, interpretações

e representações do pesquisador

   

Página Inicial >> WebPesquisa >> PibicBoni2008 >> AtiJoselia
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r7 - 16 Feb 2009 - 14:08:30 - JoseliaSantos?     |     Copyleft Faced-UFBA