Projetos de Helena Pereira da Silva (ICI)

Acesso à informação utilitária e contextual de governo eletrônico durante ações de inclusão digital:estudo exploratório na cidade de Salvador-BA(INFOGOV)

Descrição: Promover o acesso à informação, ou alfabetização digital, é uma ação que, para as camadas menos favorecidas ou em situação de exclusão digital, necessariamente depende de intermediação. Parece haver um entendimento geral: setores privado, público, terceiro setor, de que é importante se atenuar o problema da exclusão digital no Brasil. Organizações ligadas a esses três setores vêm empregando esforços em ações nesse sentido. No entanto, embora exista relativo conhecimento sobre quem são essas organizações, desconhece-se quase que inteiramente os métodos, estratégias e resultados com que estão trabalhando a questão do acesso à informação nas suas tentativas de inclusão digital.As questões são: As organizações que realizam ações de inclusão digital, em Salvador: Consideram em suas estratégias e métodos os conceitos de informação utilitária e contextual? Adotam os conceitos preconizados pelo Programa Sociedade da Informação, e pelas diretrizes emitidas pelos Comitês de Governo Eletrônico? Qual o conceito de inclusão digital que consideram? Que resultados têm conseguido em termos de alfabetização digital?

Objetivos: Construir um marco de compreensão para a vinculação entre os conceitos de: acesso à informação na Internet, inclusão digital, alfabetização digital, inclusão social, e cidadania; Traçar um quadro da situação de inclusão digital/acesso à informação de Governo Eletrônico, pelas organizações que trabalham com inclusão digital na cidade de Salvador; Mapear as organizações que trabalham com inclusão digital na cidade de Salvador-BA; Verificar se essas organizações trabalham o acesso à informação na Internet (o conceito de alfabetização digital preconizado pelo SOCINFO e pelas diretrizes do Governo Eletrônico); Descrever os processos de alfabetização digital nessas organizações; Descrever as práticas de acesso à informação na Internet no âmbito dessas organizações. A metodologia prevê 9 etapas:1Aprofundamento teórico e análise da inter-relação dos conceitos conside.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) . Integrantes: Joanice Nascimento Santos - Integrante / Jussara Borges de Lima - Integrante / Marilina de Araújo Freitas Oliveira - Integrante / Helena Pereira da Silva - Coordenador. Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro.

Infra-Estruturas e Serviços de Informação e Comunicação no Brasil e Estados Unidos: Regulação, Acesso, Conteúdos e Tecnologias na Sociedade da Informação em Austin e Salvador-PROGRAMA DE COOPERAÇAO CAPES/UNIVERSIDADE DO TEXAS

Descrição: Tem como objetivos gerais: -Formação e aperfeiçoamento de professores e investigadores das instituições participantes, troca de informação e resultados científicos e de documentação especializada no que respeita a concepção, discussão, desenvolvimento, realização, avaliação e disseminação de metodologias, estratégias e produtos sobre os vários aspectos das infra-estruturas de informação e comunicação e sistemas de produção de conteúdos nos dois países. - Investigar, comparativamente, as infra-estruturas brasileiras e norte-americanas de informação e comunicação, tomando como referência aspectos como regulação, acesso, conteúdos e tecnologias na Sociedade da Informação. No campo institucional, a justificativa básica deste projeto advém das seguintes motivações gerais: Contribuir para a melhoria das condições de realização de formação acadêmica avançada na Universidade do Texas e na Universidade Federal da Bahia, nas áreas das ciências e tecnologias de informação e comunicação. Procurar criar sinergias entre os respectivos Programas de Pós-Graduação. Contribuir para a criação de um sistema de intercâmbio entre as duas universidades, envolvendo docentes e estudantes, procurando assim criar oportunidades de formação e aperfeiçoamento de professores e investigadores e favorecendo o intercâmbio de pesquisadores de alto nível na temática do projeto. Contribuir para o reforço dos laços de cooperação entre Estados Unidos e Brasil, nas áreas das ciências e tecnologias de informação e comunicação, particularmente através da troca de informação científica, documentação especializada e publicações. Sobre o problema especifico da inclusão digital, as justificativas deste projeto advém das seguintes motivações: Contribuir para o melhor entendimento e teorização das políticas nas áreas das ciências e tecnologias de informação e comunicação. Contribuir para a melhor análise de produção de conteúdos na nova sociedade de informação, inclusive para as camadas atuais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (0) / Especialização (0) / Mestrado acadêmico (0) / Mestrado profissionalizante (0) / Doutorado (0)

Integrantes: Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Integrante / Elias Machado Gonçalves - Integrante / Sonia de Alencar Serra - Integrante / Marcos da Silva Palácios - Integrante / André Lemos - Integrante / Paulo Balanco - Integrante / Teresinha Fróes Burnham - Integrante / Joseph D. Straubhaar - Integrante / Sharon Strover - Integrante / Rosental Calmon Alves - Integrante / Nikhil Sinha - Integrante / Laura Stein - Integrante / Phillip Doty - Integrante / Helena Pereira da Silva - Coordenador.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação..

Informação na Internet e Inclusão Digital: Estudo nas Organizações que Trabalham da Perspectiva da Inclusão Digital na Cidade de Salvador-BA (INFOINCLUSÃO)

Descrição: Projeto vinculado ao Projeto Infra-Estruturas e Serviços de Informação e Comunicação no Brasil e Estados Unidos: Regulação, Acesso, Conteúdos e Tecnologias na Sociedade da Informação em Austin e Salvador, do Programa de Cooperação CAPES/UNIVERSIDADE DO TEXAS, que tem como coordenador no Brasil o Prof. Othon Fernando Jambeiro Barbosa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a equipe formada pelos professores: Elias Machado Gonçalves; Sonia de Alencar Serra; Marcos da Silva Palácios; André Lemos; Teresinha Fróes Burnham; Paulo Balanco e a coordenadora deste sub-projeto Helena Pereira da Silva. Na Universidade do Texas coordenado pelo Prof. Joseph Dean Straubhaa e a equipe Sharon Strover; Rosental Calmon Alves; Nikhil Sinha; Laura Stein e Philip Doty. Está vinculado também à Linha de Pesquisa Informação e Contextos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Parte das proposições do Programa Sociedade da Informação no Brasil quanto a Universalização de Serviços para a Cidadania, que coloca a necessidade de se promover a alfabetização digital, entendida como sendo não só a aquisição de habilidades básicas para o uso de computadores e da Internet, mas também a capacitação para utilização dessas mídias em favor dos interesses e necessidades individuais e comunitários, com responsabilidade e senso de cidadania.A universalização de serviços significa conceber soluções e promover ações que envolvam desde a ampliação e melhoria da infra-estrutura de acesso até a formação do cidadão, que, informado e consciente, possa utilizar os serviços disponíveis na rede. Isso implica em garantir a todos, igualdade no acesso a recursos de informação utilitária na Internet. O próprio Governo disponibiliza informações utilitárias no Portal de Serviços e Informações de Governo - Rede Governo/ Governo Eletrônico - e-Gov-Brasil, que no entanto, não são de fácil acesso à leigos no acesso à imformações.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 2) .

Integrantes: Cláudio S. de Jesus - Integrante / Joanice Nascimento Santos - Integrante / Marco Antonio Santos Brandão - Integrante / Jussara Borges de Lima - Integrante / Renato Marques Alves - Integrante / Helena Pereira da Silva - Coordenador.

Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1.

Artigo - Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania

Link:

Projetos de Marcos Palacios(FACOM)

Projeto Alfa (Comunidade Européia): Rede ICOD para estudos dos componentes digitais no ensino da Comunicação

Descrição: Projeto Internacional financiado pela Comunidade Europeia (Projeto Alfa) envolvendo as Universidades de Vic na Espanha (Coordenação), Beira Interior (Portugal), UFBA e UNIJUI(Brasil), Rosário e Patagonia Austral (Argentina), Lille (França), La Habana (Cuba) e a empresa italiana Ars Media de Milão. O projeto visa comparar os esforços que vem sendo feito para a introdução de componentes digitais no ensino de Comunicação com as demandas do mercado para os profissionais egressos dos cursos de Comunicação. . O Projeto está sob a coordenação geral do Prof. Carlos Scolari, da Universidad de Vic, Espanha. Conta com a seguinte equipe: 1. Antonio Fidalgo (Beira Interior, Portugal) fidalgo@ubi.pt 2. Joan Bou (UVIC, España) joan.bou@uvic.es 3. Carlos Scolari (Uvic, España) carlos.scolari@uvic.es 4. Tiago Mainieri (UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) tiagom@unijui.tche.br 5. Marcos Palácios (UFBA Universidade Federal da Bahia) palacios@ca.ua.pt 6. Sandra Massoni (UNR, Argentina) smassoni@fcpolit.unr.edu.ar 7. Fernando Irigaray (UNR, Argentina) fgi@citynet.net.ar 8. Iris Ana Bergero (Patagonia Austral, Argentina) irisbergero@hotmail.com, irisbergero@speedy.com.ar 9. Jean Francois Veran (Lille 3) jeanfrancois.veran@free.fr 10. Joao Canavilhas (Beira Interior, Portugal): jcanavilhas@crea1.ubi.pt 11. Silvia Amici (Ars Media, Italia): amici@ars-media.it.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Scolari - Coordenador / Antonio Fidalgo - Integrante / Joan Bou - Integrante / Tiago Mainieri - Integrante / Sandra Massoni - Integrante / Fernando Irigary - Integrante / Iris Bergero - Integrante / Jeran François Veran - Integrante / João Canavilhas - Integrante / Silvia Amici - Integrante / Marcos Silva Palacios – Integrante.

Finaciador(es): Universidad de Vic - Cooperação..

Rede Latino-Americana para o Desenvolvimento de Metodologias e Softwares para o ensino de jornalismo nas Redes Digitais de Alta Velocidade

Descrição: Projeto PRONEX, voltado para o aperfeiçoamento de Metodologias de ensino de Jornalismo nas Redes Digitais e produção de software voltado para essa atividade. As atividades deverão ser extender por um período de três anos. O projeto envolve parcerias com as seguintes Universidades, podendo ser expandido no futuro: Instituto Tecnológico de Monterrey, México Universidad Nacional de Córdoba, Argentina Universidade Federal de Pernambuco.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elias Machado - Integrante / Octavio Islas - Integrante / Paulina Emanuelli - Integrante / Paulo Cunha Filho - Integrante / Marcos Silva Palacios – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio finaceiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1.

Jornalismo em Redes Digitais: problematizando a Internet enquanto suporte para a prática do Jornalismo

Descrição: Articulado com os demais sub-projetos já em andamento no GJOL e Convênio UFBA/Texas, volta-se para tentativas de uma melhor caracterização da própria Internet, observada desde o ângulo da produção e difusão dos produtos jornalísticos em redes digitais. A proposta de trabalho envolve um levantamento e a crítica dos modelos teóricos que buscam caracterizar a Internet, de maneira explícita ou implícita, com a criação de uma tipologia de tais modelos teóricos e a eventual proposta de modelos alternativos de maior alcance explicativo e sua aplicação nos estudos diretamente relacionados ao Jornalismo em redes digitais. Situando-se em um nível de investigação de cunho mais teórico e voltado pra o suporte (Internet) enquanto tal, a proposta deste projeto complementa as demais pesquisas em andamento no GJOL e no Convênio UFBA/Texas, contribuindo para que se vá além do usual mapeamento da produção jornalística em suas especificidades, e aproximando-no de uma caracterização mais acurada daquilo que vem sendo provisoriamente denominado como Jornalismo Online de "Terceira Geração" A Metodologia de Trabalho, estará baseada fundamentalmente em levantamentos bibliográficos extensivos, seguidos de sistematização, classificação e análises críticas dos referenciais teóricos adotados no conjunto dos trabalhos a serem pesquisados. Como referencial de partida e, necessariamente provisório, para a sistematização e classificação dos modelos teóricos, usaremos o modelo proposto por Patrice Flichy (2001), em sua análise do imaginário da Internet. Um segundo momento contemplará a aplicação a produtos jornalísticos específicos e "típicos" do que venha a ser conjuntamente caracterizado como jornalismo de "Terceira Geração", de vários modelos de caracterização da Internet, buscando avaliar os alcances e limitações explicativas desses variados modelos identificados.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcos Silva Palacios – Coordenador.

Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Projetos de Claudia Amado Gama(IM)

Projetos de André Lemos(FACOM)

Página Inicial >> WebPesquisa >> IncDigital
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r10 - 15 Feb 2006 - 20:48:14 - LarissaCoelho?     |     Copyleft Faced-UFBA