Orientadora: Maria Helena Bonilla
Mestranda: Adriane Lizbehd Halmann (adriane_halmann@yahoo.com.br)
Início: Abril 2004
Previsão de término: Abril de 2006

Título: Experiências de diários eletrônicos como convite à prática educativa reflexiva partilhada e possibilidade de aprendizagem cooperativa

Problema: Partindo de experiências de relatos/reflexões docentes (diários) existentes em meios eletrônicos (internet), nota-se se estes servem/se prestam para promover/facilitar a prática educativa reflexiva partilhada no processo de formação de professores? Esta prática educativa reflexiva partilhada pode encaminhar um processo de aprendizagem cooperativa (construtos de objetivos comuns)?

Objetivos: Identificar experiências que dêem espaço para relatosreflexões sobre a prática docente(diários) em meios eletrônicos e verificar se propiciam um ambiente auxilie/facilite a formação de professores com uma prática reflexiva partilhada. Verificar se são estabelecidas trocas de informações entre os diários e se estas são utilizadas para a construção conjunta de saberes novos e respostas a problemas.

Justificativa: Escrever sobre a prática educativa é um interessante exercício para refletir sobre o que se está fazendo e as conseqüências disto no contexto educacional. Esta reflexão sobre a prática e na prática, como processo contínuo e de formação, aliada à troca de experiências, pode facilitar e tornar mais coerente as transformações do instituído, auxiliando na construção de uma nova epistemologia da prática, na construção de saberes e resoluções de problemas.
A escola e os professores, inseridos em uma sociedade complexa, devem estar atentos às situações novas que surgem a cada dia, devendo estar dispostos a repensar suas atividades e estarem abertos a novas formas de educar. Aparecem como promissores, novos espaços e meios para promover diferentes saberes, as muitas culturas e novas educações. Isto acontece ao mesmo tempo em que surgem, em uma velocidade cada vez maior, inovações tecnológicas que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, intervindo no modo de fazer coisas que já se faziam e possibilitando o fazer de coisas que antes não eram sequer pensadas.
Este permanente estado de mudança nos traz para uma era de incertezas, um estado de desapossamento, que nos indica a necessidade de pensarmos uma formação de professores que dê espaço para olhar as práticas educativas em uma perspectiva crítica, disposta a repensar conceitos e práticas instituídas, que reconheça a importância de se estar levando em consideração o mundo que envolve o aluno, disposta a conversar sobre a prática (leia-se estar comprometido também com a prática dos outros e abrir a sua prática para críticas dos outros), disposta a reformular a prática. As tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar neste processo, sendo necessário repensarmos os usos destas, considerando novas possibilidades, tais como a reflexão partilhada e a aprendizagem cooperativa no processo de formação (inicial ou continuada) de professores.
Pensando nisto, pretendemos identificar experiências que dêem espaço para os relatos/reflexões docentes (diários), em meios eletrônicos (internet), visando investigar se (e como) estes (os di´rios eletrônicos) propiciam um espaço para reflexões partilhadas, fluxos/trocas efetivas de informações e construções de objetos (conhecimentos/soluções de problemas) comuns.

Referencial:

· Formação de Professores
· Legislação – estágio
· Formação Inicial e Formação Continuada
· A experiência do estágio na formação de professores
· Tecnologias na Educação/ Paradigmas Tecnológicos = problematizar as tecnologias e suas implicações no contexto educativo
· O que é Tec, TE, TIC, NTIC
· Inclusão/Exclusão Digital (quem incluir onde, para que)
· Outras formas de fazer educação
· Ressignificação dos espaços e tecnologias = reflexão sobre a prática
· Importância da educação não formal
· Escola em um contexto social/tecnológico
· Meios propiciados pelas TICs para promoção de saberes
· Blog como forma de comunicação, tomar a palavra no espaço público, compartilhamento e produção
· Comunidades/relacionamentos na web
· Colaboração e cooperação
· Aprendizagem cooperativa
· Prática reflexiva partilhada
· Planejar e observar a ação
· Registro: escrever como reflexão/maturação
· Reflexão na/da prática
· Reflexão partilhada
· Vinculação a outros meios de comunicação/produção = partilhada, colaboração e cooperação = construção conjunta de conhecimentos/soluções de problemas comuns

Método

Este projeto de pesquisa pretende observar experiências de diários eletrônicos de práticas de ensino se estes (os diários eletrônicos) podem ser um espaço para reflexões partilhadas e que promovam construções de objetivos comuns. Esta surge da preocupação de que a formação de professores seja contextualizada (levando em consideração as possibilidades das tecnologias existentes) e remeta a uma prática reflexiva dialógica Para isto, são passos da pesquisa: * Levantamento de experiências, em vigor e disponíveis na web, que deem espaço para relatos e reflexões docentes (diário de pratica de ensino)
* Escolha de algumas experiências como campo amostral para análise, segundo critérios
** relevência/significatividade
** perspectivas de continuidade pelo período da coleta de dados
** público envolvido
** possibilidadesformas de interação e veiculação a outros meios de comunicação em comunidades virtuais
* Análise dos diários
* Verificação de fluxos de informações entre os diários
* Buscar identificar se há a construção coletiva/cooperativa de objetos comuns (conhecimentos novos, soluções para problemas)

Cronograma

Referências Bibliográficas:

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FLOREA, Adina. Magda. Computer supported cooperative learning. Higher Education in Europe, CEPES, UNESCO, vol. XXIII, no. 2, 1998. Pp. 195-204 [de http://citeseer.nj.nec.com/uptade/325151, acesso em 10/01/2004] .
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRUPO TELEFONICA NO BRASIL. A sociedade da informação no Brasil: presente e perspectivas. São Paulo: Telefonica, 2002.
IANNI, Octavio. A sociedade global. 3. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2003.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1999b.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1990.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999a.
LUCENA, Carlos; FUKS, Hugo. Professores e aprendizes na Web: a educação na era da Internet. Edição e organização: Nilton Santos. Rio de Janeiro: Clube do futuro, 2000. 160p (Costumes e Protocolos).
PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del professor: un recurso para la investigación en el aula. Sevilla: Díada, 1997.

-- AdrianeHalmann - 28 Sep 2004

Topic attachments
I Attachment Action Size Date WhoSorted ascending Comment
pdfpdf projeto1.pdf manage 152.2 K 28 Sep 2004 - 16:43 UnknownUser Projeto submetido à seleção para ingresso mestrado
Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 06 Oct 2004 - 17:19:00 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA