Educação e Contemporaneidade

Sobre Rosa Meire

Jornalista, mestre em Comunicação pela Facom-UFBA, uma das pioneiras nas pesquisas acadêmicas sobre blogs no Brasil. Doutoranda Faced-UFBa, ano de ingresso 2007.1. Interessada em discutir os processos que se estabelecem na contemporaneidade que põem em xeque a escola tradicional. Esta, num processo concorrencial com outras fontes de ensino-aprendizagem, perde a centralidade na tarefa de educar a sociedade, ganhando espaços outros arranjos sócio-tecnológicos, inclusive a própria cidade. É neste ponto que se concentra a pesquisa, no sentido de descortinar novos olhares sobre os espaços educativos e as formas polifônicas, múltiplas, abertas de ensinar e aprender, propondo-se assim a discutir e a refletir sobre os significados da participação de novos/antigos atores no processo.

Tags

Educação, contemporaneidade, espaços educativos, glocal

2007.1

Atividades

Cumprimento de créditos

- (EDC-577) Abordagens e Técnicas de Pesquisa

- (EDC A33) Educação, Comunicação e Tecnologias

Participação em eventos

.V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, nos dias 17 e 18 de Maio de 2007. (Universidade do Minho, Braga - Portugal)

. Apresentação da comunicação: Interfaces colaborativas e Educação: O uso do blog como potencializador do processo de avaliação.

Artigos produzidos

Limites e possibilidades da Educação a Distância: um olhar sobre o sujeito da aprendizagem na evasão de cursos via internet (resultado da dsiciplina, EDC A33)

Participação no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)

2007.2

Atividades

Cumprimento de créditos

- (EDC-A37) Projeto de Tese

- (EDC-590) Currículo

Participação em eventos

1. Seminário Currículo e Diversidade: tensões e superações no contexto da prática pedagógica.

1.1. Apresentação da Comunicação: O weblog como potencializador do currículo escolar, em autoria com doutorando Antonio Pereira (Resultado da Disciplina EDC 590)- Local (Faced-UFBa)

1.2. Apresentação de pôster, em autoria com doutorando Antonio Pereira. Obs: atuação como um dos coordenadores do Seminário

2. Participação no seminário do professor Lucídio Bianchetti (UFSC) sobre A arte de escrever textos acadêmicos - Faced/UFBA

Artigos produzidos

1. O weblog como potencializador do currículo escolar (a ser publicado em coletânea da disciplina. Organização da professora Roseli de Sá e alunos, em produção)

2. Interfaces colaborativas e Educação: O uso do blog como potencializador do processo de avaliação (no prelo, compondo publicação da Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como desdobramento da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007.

3. O Ciberespaço e a escrita de si na contemporaneidade: repete o velho, o novo blog? (selecionado para compor coletânea de autores brasileiros sobre blogs, em organização por professores do Paraná e Rio Grande do Sul, com expectativa de lançamento para o primeiro semestre de 2008)

Revisão de Projeto de Tese

Focalização na temática da cidade como lócus de aprendizagem. Reflexões sobre espaços contemporâneos de aprendizagem e a proposta das cidades educadoras. O projeto visa a investigar as tensões decorrentes da expansão do projeto Cidades Educadoras, da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – em confronto com as bases da chamada Sociedade do Conhecimento. Pretende-se, como resultado, apresentar a relação que se estabelece entre o projeto Cidades Educadoras, as políticas de controle da OCDE em relação aos seus objetivos para os estados-membros aderentes de suas propostas e a participação das TIC nesse processo.Para tanto, consideramos de fundamental importância compreender o sentido do Projeto Cidades Educadoras e a sua relação com os objetivos da OCDE no plano econômico globalizante e de transnacionalização das políticas educativas.

Participação no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) Reflexões sobre o livro: Santaella, Lúcia. Culturas e artes do Pós-Humano.São Paulo: Editora Paulus, 2004, 2ª edição.

-- RosaMeireOliveira - 08 Mar 2008

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
gifgif ImageM_ROSA_GEC.gif manage 30.5 K 06 Oct 2007 - 12:35 UnknownUser  
jpgJPG lisboa_(62).JPG manage 238.4 K 06 Oct 2007 - 13:01 UnknownUser  
jpgJPG rosa.JPG manage 234.3 K 06 Oct 2007 - 13:04 UnknownUser  
jpgjpg rosa.jpg manage 22.6 K 06 Oct 2007 - 12:56 UnknownUser  
Página Inicial >> WebFormacao
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r8 - 07 Apr 2008 - 17:02:45 - RosaMeireOliveira?     |     Copyleft Faced-UFBA