PROGRAMA DE EXTENSÃO

Veja o Edital

PALAVRAS CHAVES:

Inclusão digital, formação continuada, educação de jovens e adultos

PÚBLICO ALVO:

Professores das redes municipais de educação de Irecê e Salvador, preferencialmente com diploma de ensino médio.

Estudantes de EJA das redes municipais de educação de Irecê e Salvador

Grupos da sociedade civil de Irecê (Comércio, Indústria, Serviços, Empresas de Tecnologia e Setor público)

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVAS

O Programa abrange um conjunto de projetos articulados em torno de processos de inclusão digital e do uso de software livre na Educação de jovens e adultos e na formação de professores da educação básica, contemplando as dimensões educativa, social, cultural, científica e tecnológica. Nesta perspectiva, esta proposta está diretamente relacionada com o trabalho desenvolvido na Linha de pesquisa CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Nessa linha são focalizadas as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura, e comunicação nos seus aspectos epistemológicos, históricos, sócio-políticos, institucionais e psicopedagógicos, tendo a prática educacional como base instituinte. Atualmente, a linha de pesquisa é composta por 04 (quatro) grupos de pesquisa, registrados no Diretório do CNPq: Currículo e Formação Docente; Educação, Comunicação e Tecnologias; Educação Física, Esporte & Lazer; Educação & Arquitetura (em formação, articulado com a Faculdade de Arquitetura). A articulação desse trabalho com as demais atividades de pesquisa, ensino e extensao desenvolvido de modo orgânico na instituição coloca à disposição do presente Programa um aporte teórico interdisciplinar em permanente processo de ampliação, além de proporcionar o envolvimento efetivo e integrado de pesquisadores e professores em diferentes níveis de formação.

A FACED a partir do ano de 2002 amplia sua linha de estudos curriculares sobre formação de professores através da parceria firmada com a Secretaria de Educação do Município de Irecê, e, posteriormente, também nos mesmos moldes, com o Município de Salvador. Esse tipo de parceria entre setores públicos é fundamental para o cumprimento da missão da universidade pública, em termos de inter-relações com a comunidade externa.

No contexto específico das iniciativas da FACED, estas parcerias zelam pelo preceito da indissociabilidade extensão, pesquisa e ensino. Nesse momento, estão em pleno curso as Licenciaturas em Pedagogia para professores das redes de educação municipal dos dois municípios (Irecê e Salvador), cursos (o ensino) que pelo seu caráter experimental já são objetos de intensa pesquisa, quer para a realização cotidiana dos próprios cursos, quer formalmente integradas aos programas de pesquisa da FACED, tendo em andamento trabalhos de doutoramento, mestrado e monografias de graduação - sendo que no semestre 2003.2 já tivemos a defesa da primeira monografia sobre o curso de Irecê (a pesquisa). As sinergias vão além, envolvendo a prática profissional de cada um dos professores, passando a provocar impactos diversificados, como é o caso das intervenções na prática de Educação de Jovens e Adultos em Irecê, que experimenta neste ano letivo (2004) a introdução de novo currículo a partir de formulações teóricas desenvolvidas no bojo do Programa de Formação ( a extensão.

A relação entre Universidade e Redes Públicas de Educação Básica, aqui desenvolvidas, se constitui em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tem como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena dos sujeitos sociais.

Como princípio acadêmico e social essa relação se baseia na integração, em rede, especialmente em redes tecnológicas, de diferentes processos de formação dos cidadãos, que disponibilizam uma estrutura pedagógica interativa e flexível. É nessa relação que vai sendo construído um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas das redes de educação, no interior de cada escola, em cada comunidade e nos municípios como um todo.

A principal relevância dessa proposta que articula educação e concepção e uso de redes tecnológicas ??? é o desencadeamento e fortalecimento de processos de inclusão digital tanto nas comunidades envolvidas como nas dinâmicas de ensino e pesquisa vivenciadas no interior da própria UFBA. Esta centralidade está fundamentada na concepção de que a inclusão digital não se limita ao acesso das pessoas a um conjunto de técnicas e ferramentas que lhes possibilitem a manipulação instrumental dos recursos tecnológicos. Trata-se de ir além das competências instrumentais para o acesso ao conjunto de informações disponíveis passando à ampliação das possibilidades de novas interações sociais e demarcação de novas redes de poder, aspectos estes que são estruturantes tanto do processo de construção de conhecimento, como da formação dos sujeitos e da organização da sociedade brasileira.

Na contemporaneidade, com a emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação, modifica-se a forma de pensar e construir conhecimento, de se relacionar, de trabalhar. As instituições de educação estão implicadas no conjunto dessas transformações. No bojo da cultura tecnológica, as instituições formadoras necessitam contemplar a perspectiva de que o conhecimento será construído a partir de múltiplas relações, da criação de novos valores e significados nas comunidades, dentro e fora dos espaços formalmente instituídos, envolvendo diversas linguagens e suportes tecnológicos que estão, potencialmente, à disposição. Desta forma, a sala de aula torna-se um ponto de uma vasta rede de relações e aprendizagens e um espaço de pesquisa e construção do conhecimento, no qual aprende-se a utilizar as informações disponíveis nos meios de comunicação, selecionando-as, se posicionando criticamente em relação a elas, produzindo e tornando públicas novas informações e pontos de vista.

Nesse campo, a consideração de que educação é um direito inalienável dos cidadãos e um elemento básico para a sua participação no processo de produção da realidade e da cultura é o que fundamenta a utilização do Software Livre - SL -no presente Programa, como uma proposição ligada, radicalmente, ao princípio de democratização da educação. Nesta perspectiva, o desenvolvimento e intercâmbio do conhecimento, através do SL funciona como um fator catalisador da inclusão social/digital, a qual não pode ser realizada de forma efetiva sem que existam formas de mobilizar o conhecimento e a cultura dentro dos diversificados grupos sociais. Esta tarefa educacional requer competências didático-pedagógicas numa linha de trabalho colaborativo. Os processos de formação, capacitação e suporte para o uso de SL, portanto, estão implicados com a atitude de respeito às necessidades, valores e autonomia de cada sub-grupo dentro do contexto no qual este se insere. Desse modo, os processos de inclusão digital e uso de software livre na Educação de jovens e adultos e na formação de professores da educação básica, objetos do presente Programa, incorporam novos significados às dinâmicas tanto da universidade como das comunidades com as quais se relaciona através de um conjunto de ações extensionistas contínuas, fortalecendo as possibilidades de ação conjunta e colaborativa, percorrendo novos rumos no sentido da inclusão social, do desenvolvimento regional e da transformação na sociedade.

OBJETIVOS E METAS

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Expositores
Prof. Dr. Nelson De Luca Pretto (FACED/UFBA) Prof. Dr. Edemilson Brandão (UPF) Lucas Rocha (IM/UFBA) Moderadora em Irecê: Profa. Emanuela Dourado (SMEC/PMI) Moderadora em Salvador: Profa. Dra. Maria Helena Silveira Bonilla (FACED/UFBA)

RESULTADOS ESPERADOS

METODOLOGIA

A base operacional do Programa será o que chamamos "dimensão REDE". Na dimensão REDE, todos os envolvidos no Programa estão em conexão e interação - presencial e virtual - permanente, paralela, integrada e integrante ao conjunto das atividades, possibilitando uma articulação em refluxo entre os temas abordados nos diferentes momentos. Tal dimensão pretende criar um espaço e tempo da produção coletiva de conhecimento, ou seja, a REDE pretende potencializar e evidenciar a dinâmica própria do processo educativo contemporâneo, fazendo com que seja vivenciado no Programa, intencionalmente, uma práxis pedagógica que coexiste e se auto-organiza continuamente em meio a instabilidade caótica e mutante própria da realidade. Na operacionalização dessa "dimensão REDE" serão desenvolvidas oficinas, cursos, webconferências, chats, listas de discussão, produção de programas de rádio para a web, páginas para web, vídeos, blogs e outras formas de atividades que venham a surgir durante o processo.

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO

Como a dinâmica do Programa está fundamentada na "dimensão rede", o acompanhamento se dará de forma horizontal e, portanto, caberá a cada um dos participantes estar avaliando e emitindo pareceres, durante o processo, para os (re)direcionamentos que se fizerem necessários. pesquisa/ensino/extensão....

EQUIPE DO PROGRAMA

Doutores Nelson De Luca Pretto - pretto@ufba.br Professor Adjunto – Depto II FACED/UFBA Doutor em Comunicação (ECA/USP)

Maria Helena Bonilla - bonilla@ufba.br Professor Adjunto – Depto II FACED/UFBA Doutora em Educação (FACED/UFBA); Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI)

Edemilson Brandão - brandao@upf.br Professor Doutor - UPF (Universidade de Passo Fundo) Pós-Doutorando em Educação (FACED/UFBA)

Mestres Alessandra de Assis Picanço - alessand@ufba.br Doutoranda em Educação (FACED/UFBA); Mestre em Educação (FACED/UFBA) Simone de Lucena Ferreira - slucen@ufba.br Doutoranda em Educação (UFBA); Mestre em Educação (UFSC)

Menandro Ramos - menandro@ufba.br Doutorando em Educação (FACED/UFBA)

Especialistas Paulo Cezar Oliveira - pcezar@salvador.ba.gov.br Mestrando em Educação (FACED/UFBA)

Telma Brito - telmabr@ufba.br Mestranda em Educação (FACED/UFBA)

Sidnei Lima - salima@ufba.br

Gustavo Gadelha - gadelhag@cetind.fieb.org.br Mestrando em Educação (FACED/UFBA)

Técnicos Adriane Halmann - adriane_halmann@yahoo.com.br Rozane Suzart Gesteira - rozanesuzart@yahoo.com.br Aurélio A. Heckert - aurium@gmail.com Lucas Rocha - lucasr@im.ufba.br Cristiane Delecrode - criscrode@yahoo.com.br

Monitores Sandra Santana dos Anjos Loiola - sandraloiola@yahoo.com.br Darlene Almada Oliveira Soares - darlene.almada@pop.com.br Djair Silva Santana - djair@im.ufba.br

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

CO-FINANCIAMENTO

PARCERIAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

PROJETO AUTORIA

PROJETO EJA

PROJETO PSL IRECÊ

PROJETO RADIO WEB

Topic attachments
I Attachment Action SizeSorted ascending Date Who Comment
pdfpdf edital004.pdf manage 106.9 K 14 Sep 2004 - 10:10 UnknownUser EDITAL
Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 19 Sep 2004 - 09:16:00 - InezCarvalho?     |     Copyleft Faced-UFBA