I Reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão sobre TV Digital

Fonte: http://www.mre.gov.br/portugues/imprensa/nota_detalhe.asp?ID_RELEASE=4050

Será realizada, nos dias 10 a 12 de outubro corrente, no Palácio Itamaraty, a I Reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão sobre TV Digital (GTC). O GTC foi instituído para permitir o diálogo e a cooperação entre representantes dos dois países sobre a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T), baseado no padrão ISDB-T, e à cooperação para o desenvolvimento da respectiva indústria eletroeletrônica brasileira.

Nesta primeira reunião, o GTC deverá examinar proposta de Plano de Trabalho, que incluirá extensa pauta de discussões técnicas sobre cooperação tecnológica, padronização, cooperação industrial, desenvolvimento de recursos humanos, propriedade intelectual, financiamento e cooperação sobre radiodifusão.

Um dos objetivos do GTC será considerar as tecnologias inovadoras, desenvolvidas e propostas pelo lado brasileiro, que ambos os países reconheçam como sendo técnica e economicamente viáveis. O GTC também permitirá aos vários agentes brasileiros envolvidos no tema a receber informações técnicas de propriedade da Associação de Indústrias e Empresas de Radiodifusão (ARIB), com a finalidade de facilitar as especificações necessárias ao SBTVD-T.

A condução dos trabalhos caberá, pelo lado brasileiro, ao Dr. Roberto Pinto Martins, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. Pelo lado japonês, a Delegação terá 24 pessoas, incluindo representantes do Governo e de empresas privadas, e será liderada pelo Senhor Hidehiro Yokoo, Diretor da Divisão de Informação e Comunicação Eletrônica do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

Também participam, pelo lado brasileiro, representantes da Casa Civil e dos Ministérios de Relações Exteriores, Comunicações, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ciência e Tecnologia, Fazenda, Educação, além de pesquisadores e empresários ligados à Câmara Executiva do Fórum SBTVD criada pela Portaria da Casa Civil nrº 571, de 8 de agosto de 2006.

A cooperação nipo-brasileira em matéria de TV Digital oferece oportunidade para a dinamização da cooperação bilateral em ciência e tecnologia entre o Brasil e o Japão, que ocorre ao amparo do Acordo sobre Cooperação no Campo da Ciência e da Tecnologia, em vigor desde 1984.

Haverá cobertura de imagem ao início do evento, no dia 10 de outubro, às 10h00, na Sala San Tiago Dantas, Palácio Itamaraty.

-- SissiLucena - 10 Oct 2006

Página Inicial >> WebPesquisa >> TvdigitalEducacao
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 10 Oct 2006 - 12:36:21 - SissiLucena?     |     Copyleft Faced-UFBA