Projeto de Pesquisa PIBIC

Inclusão Digital: articulação dos nós da rede - parte dois

Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla
Bolsista: Joseilda Sampaio de Souza
Palavras Chave: Inclusão Digital, modelos pedagógicos, inclusão social

Objetivos e Justificativa

A proposta de pesquisa apresentada para o ano de 2005/2006 tinha como objetivos fazer o mapeamento dos projetos de Inclusão Digital desenvolvidos em Salvador, destacando as iniciativas e as pesquisas realizadas no âmbito da UFBA; conhecer as concepções de Inclusão Digital que estão presentes nesses projetos e pesquisas; estabelecer relação entre essas concepções e as ações que são desenvolvidas em cada projeto, procurando identificar e problematizar os modelo(s) pedagógico(s) utilizados; construir um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; delinear diretrizes pedagógicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos na UFBA, em nível de extensão, bem como pelos demais grupos, buscando enfocar a articulação entre Inclusão Digital e Inclusão Social; articular fórum permanente de discussão entre os diferentes grupos que desenvolvem pesquisas e iniciativas de Inclusão Digital em Salvador, de forma a constituir uma comunidade de aprendizagem em torno do tema.

Tal proposta requeria a participação de três bolsistas. No entanto, como o projeto foi contemplado com apenas um bolsista, não foi possível atender a todos os objetivos nem realizar as articulações a que se propunha. Conseguimos, nesta primeira etapa apenas mapear os projetos desenvolvidos na UFBA, suas diretrizes teóricas e metodológicas.

Também, consideramos que com o avanço da tecnologia pelo qual o mundo vem passando nos últimos anos, exige-se maior competência dos profissionais que não desejam ficar à margem do conhecimento e do desenvolvimento. A Ufba, enquanto instituição federal de ensino, pesquisa e extensão, vem desenvolvendo programas que procuram problematizar e implementar ações de inclusão digital e social, porém, torna-se relevante delinear conceitos e os modelos metodológicos a serem utilizados nessas iniciativas, a fim de contribuir com esses grupos para a proposição de ações mais consistentes e sintonizadas com as necessidades da população.

Em vista disso, apresento, para o ano 2006/2007 a continuidade da pesquisa, intensificando os estudos a respeito da construção do conceito de inclusão digital e de diretrizes pedagógicas que atendam ao conceito proposto, uma vez que consideramos de suma importância problematizar os conceitos e concepções relacionadas à inclusão/exclusão social/digital, pois é com base neles que políticas e ações estão sendo propostas para os grupos sociais menos favorecidos. Também são extremamente relevantes o desenvolvimento e implementação de metodologias não-diretivas para a abordagem educacional dos indivíduos em projetos que se denominam de inclusão digital, a fim de evitar ações incipientes, descontínuas que pouco contribuiriam com as demandas das comunidades.

Como o objetivo deste projeto é dar continuidade ao que estamos pesquisando, partimos dos mesmos pressupostos teóricos e das mesmas justificativas já apresentadas no projeto apresentado no ano anterior.

Metodologia

Com base nos dados levantados e nos resultados da pesquisa realizada no ano 2005/2006, estaremos fazendo o cruzamento com outras pesquisas realizadas sobre o tema e com o referencial teórico utilizado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), de forma a delinearmos com maior rigor científico um conceito para Inclusão Digital, bem como diretrizes pedagógico/metodológicas articuladas a esse conceito e que possam ser operacionalizadas em ações de inclusão digital desenvolvidas junto à comunidades menos favorecidas. Para a continuidade da pesquisa estaremos nos fundamentando nos referenciais das pesquisas bibliográfica e documental (Gil, 1996, p. 48-53)+, uma vez que estaremos buscando aportes em fontes bibliográficas e nos materiais elaborados na primeira etapa da pesquisa. A partir da análise desses referenciais e materiais, com base em Bogdan e Biklen (1999)++, estaremos procurando categorias e padrões que possibilitem uma organização sistemática dos dados e que oportunizem a tomada de decisão sobre o caminho a ser percorrido para a construção de um conceito mais fundamentado sobre o tema pesquisado e de diretrizes metodológicas que atendam a formação cidadã dos sujeitos envolvidos.

+GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. ++BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora Lda, 1999.

Viabilidade e Financiamento

Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida em Salvador, vinculada à Linha de Pesquisa Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA e articulada a outras pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC (teses, dissertações e monografias), consideramos perfeitamente viável desenvolver o projeto no período de um ano, uma vez que a primeira etapa da pesquisa já foi realizada.

Por estarmos utilizando a infra-estrutura disponível na Faced (computadores conectados à Internet, banco de dados, biblioteca), não há necessidade de aporte de recursos financeiros para o seu desenvolvimento.

Resultados e impactos esperados

Cronograma de execução

Agosto de 2006 a janeiro de 2007 Leituras e estudos em torno do tema Inclusão Digital e modelos pedagógicos
Análise do material coletado e construído na primeira fase da pesquisa
Organização dos dados
Participação em eventos
Fevereiro de 2007 Relatório parcial da pesquisa
Março a maio de 2007 Análise dos dados coletados
Construção do conceito de inclusão digital
Delineamento de diretrizes pedagógico/metodológicas para ações de Inclusão Digital
Produção de artigo sobre o tema
Participação em eventos
Junho de 2007 Relatório final da pesquisa

Referências bibliográficas

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 19(1): 88-96, jan/jun 1994

BONETI, Lindomar Wessler. Educação Inclusiva ou Acesso à Educação? In: 28ª Reunião Anual da Anped - 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas. Caxambu: Anped, 2005. (Anais)Disponível em: http://www.anped.org.br/28/textos/gt11/gt11153int.rtf

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola Aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da Sociedade do Conhecimento. Salvador, 2002. Tese (Doutorado em Educação) � Universidade Federal da Bahia.

CORRÊA, Darcísio. A construção da Cidadania: reflexões histórico-políticas. Ijuí: Unijuí, 2002.

FERREIRA, Mônica Dias Peregrino. As armadilhas da exclusão: um desafio para a análise. In:25ª Reunião Anual da Anped � 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas. Caxambu: Anped, 2005. (Anais) Disponível em: http://www.anped.org.br/25/monicaperegrinoferreirat06.rtf

LEMOS, André. Dogmas da Inclusão Digital. Disponível em http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/inclusao.pdf

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997 (Coleção Temas de Atualidade).

PELLANDA, Nilze Maria. Inclusao Digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. São Paulo : DP&A, 2005.

SORJ, Bernardo. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003

Página com dados da Pesquisa - Sule

Plano de Trabalho de Joseilda Sampaio (Sule)

Horário de Sule

Grupo de estudos

Relatório de Atividades

Tabulação Geral das Entrevistas

Relatório Parcial do PIBIC

Texto do Tabuleiro Digital

Letramento digital e Inclusão

Inclusão/Exclusão:Elementos para uma discussão

-- MariaHelenaBonilla - 25 May 2006

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r15 - 02 Apr 2007 - 20:55:08 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA