Inscrição no Prêmio A Rede

Projeto Tabuleiro Digital

Prazo: até 17/08/2007

Passos:

grupo de trabalho:

Alessandra; Nelson; Fabiana; Washigton

Dados para formulário:

Dados Gerais

Razão social UFBA-Faculdade de Educação.

CNPJ 15.180.714/0001-04

Inscrição estadual

Endereço Av. Reitor Miguel Calmon, s/n - Vale do Canela

Cidade Salvador

Estado Bahia

CEP 40110-904 Telefone 71-3247-1822

Fax 71-3235-2228

E-mail faced@ufba.br

Homepage http://www2.faced.ufba.br/

Responsável pela instituição Nelson de Luca Pretto

Cargo Diretor

Telefone 71-3283-7274

E-mail nelson@pretto.info

Dados do Projeto

Nome Tabuleiro Digital

Gestor (pessoa jurídica) Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação

Instituição parceira Petrobras

Responsável pelo projeto (pessoa física) Nelson Pretto

Comunidade beneficiada Alunos da Universidade Federal da Bahia e Comunidade

Homepage http://www.tabuleirodigital.org/

Localidade Os tabuleiros encontram-se dispostos de forma livre nos três andares da Faculdade.

Roteiro para o resumo do Projeto (preenchimento obrigatório)

DESCREVER:

1.Objetivos do projeto

2.Resultados obtidos e sua principal contribuição para a sociedade (Nesse campo, é preciso indicar dados quantitativos do público beneficiado, ou estimativas de impacto, no caso de desenvolvimento de soluções tecnológicas. Citar também as metodologias usadas para medir ou monitorar os resultados indicados. Por exemplo, em um programa de capacitação de jovens, é obrigatória a informação sobre quantos jovens e em quanto tempo foram capacitados. Preferencialmente, com dados sobre sua faixa etária e situação socioeconômica.)

3.Fontes de financiamento/sustentabilidade (Informar os custos para a realização do projeto. E nomear as instituições públicas ou privadas que o financiam, discriminando os custos e a participação que cabe a cada eventual parceiro.)

Custos para a realização do projeto:

Instituições parceiras:

4.Prazo de desenvolvimento

Desenvolvimento do móvel pelo arquiteto Eduardo Rosseti, mestre em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da UFBA. produção dos móveis desenvolvimento de software instalações de rede e eletricas montagem dos móveis instalação de hardware e software

(Informar os prazos de cada etapa de desenvolvimento do projeto.)

5.Titular e parceiros da iniciativa (Nomear a instituição titular, que é a responsável legal pelo desenvolvimento do projeto e por sua elaboração. Nomear parceiros, que são as demais instituições que podem apoiar a ação, na execução, com recursos financeiros, transferência de tecnologia, formação de recursos humanos, divulgação, etc.)

6.Modelo de gestão e modelo de representatividade comunitária (Indicar a existência ou não de conselho gestor e a sua composição, processos eletivos ou de interação comunitária, ou outros utilizados para gerir o projeto e manter o relacionamento com a comunidade atendida.)

7.Tecnologias utilizadas (Apontar quais softwares, hardware, tipo de conexão à internet, plataformas de desenvolvimento, equipamentos digitais, dispositivos de comunicação – rádio, TV, telefonia fixa ou celular ou VoIP? — , ferramentas de interatividade – wikis, fóruns, blogs, listas de discussão por e-mail e redes sociais — são utilizadas no projeto.)

8.Público atendido

O projeto do tabuleiro digital, atende estudantes da Faculdade de Educação da UFBA, estudantes de outros institutos alem da comunidade não acadêmica que circula neste espaço. Do total de usuários, 89,5% declaram-se negros ou afro descendentes, 9,3% brancos e 1,2% indígenas em uma faixa etária entre 14 e 29 anos de idade, sendo que em sua maioria, os usuários residem no entorno da faculdade. O público de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior corresponde a 92,6% para 7,4% que não são estudantes. Dentre os pertencentes à Educação Básica, 5,1% são do ensino Fundamental, maior destaque para Ensino Médio com 24,5%, outros 0,4% fazem cursinhos pré-vestibulares, 63,0% estão cursando o Ensino Superior. Quanto à instituição em que freqüentam estes níveis de ensino, 85,2 % estão em escolas ou universidades públicas, outros 3,9% são de instituições privadas, 1,2% frequentam as duas instituições respectivamente. Do total de usuário que cursou o ensino superior 57,6% são alunos da UFBA, para 42,4 % que não pertencem à instituição. O Número de usuários com acesso ao tabuleiro digital, e que não pertence à instituição, é bastante significativo, comparado ao número dos usuários da instituição, já que esperava-se um número ainda maior de estudantes da instituição tendo acesso aos computadores porque possui mais trânsito na Universidade. Este resultado demonstra que a FACED-UFBA, tem oportunizado a inclusão digital da comunidade de modo geral. (Metas diretas quantificadas e indiretas de alcance social, descrição breve do perfil do público, por exemplo, com informações sobre faixa etária, situação socioeconômica/cultural, ou outro dado de especificidade que caracterize a população beneficiada. Por exemplo, o projeto pode atender a uma escola inteira, apenas os alunos da quinta série, a todos os alunos de escola pública de determinado bairro ou município, etc.).

9.Práticas sociais (Apontar, sempre que possível, especialmente no caso de espaços públicos de inclusão digital, se há produção local de conteúdo e atividades colaborativas, para o quê a comunidade utiliza os recursos tecnológicos, se há arranjos produtivos locais associados ao projeto ou outras atividades/vocações que se potencializam por meio dele. Por exemplo, oficinas de capacitação, sejam de vídeo, edição de áudio, desenvolvimento de software, etc. Nesse caso, informar, se possível, a duração ou total de horas das atividades.)

Categoria (s)

Indique a modalidade e categoria na qual quer inscrever seu projeto

• Terceiro Setor ( ) organização da sociedade civil ( ) fundação e instituto empresarial

• Empresa ( ) privada ( ) pública

• Setor público ( ) municipal ( ) estadual ( ) federal

• Categoria Especial ( ) Educação

Dados do responsável pela inscrição do projeto

Nome/cargo

Endereço

Cidade

Estado

CEP

Telefone

Fax

E-mail

-- AlessandraPicanco - 14 Aug 2007

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 16 Aug 2007 - 18:51:38 - FabianaOLiveira?     |     Copyleft Faced-UFBA