Refereciamento Bibliografico: identificação e análise das ofertas disponíveis



Coordenação da pesquisa: Nelson Pretto e Fabricio Sanatna

Existem vários softwares para essa função. No mundo proprietário o EndNote? é de excelente qualidade e acreditamos que deve ser tomado como referência para o desenvolvimento e estudos dos livres que deveremos estar usando e sugerindo.

Na wikipedia existe uma excelente tabela comparativa desses softwares. Veja a tabela aqui

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_reference_management_software

A seguir uma análise detalhada de cada um dos softwares indicados nessa tabela e outros que foram sendo localizados ao longo da pesquisa.

Pybliographer


Parágrafo inicial traduzido da página oficial http://pybliographer.org/
Pybliographer é um software para gerenciamento de banco de dados bibliográfico. Podemos usar sua interface gráfica (baseada no Gnome) que fornece potencialidades de edição. bom mecanismos de procura, inserção direta de referencias em LyX (editor de documentos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lyx) and Kile (editor Tex/Latex para ambientes KDE).

Ou podemos diretamente acessar suas funções e classes internas e extende-lo a muitos usos (geração de páginas HTML de acordo à procura bibliográfica). Suporta os seguintes formatos: BibTeX? , ISI, Medline, Ovid, Refer. Saiba mais sobre esses tipos de editores: http://br-linux.org/tutoriais/000895.html.

Pybliographer é licensiado sob a GNU GPL e disponível com seu código aberto. Foi resultado do trabalho de muitas pessoas. O software está documentado e vem no próprio pacote do Pybliographer, contudo existe um manual online em inglês.

No site http://freshmeat.net (site referência em análise de softwares livres), ele é bem avaliado, apesar de não ser popular. Possue versão estável e seu público alvo é o próprio usuário final, desktop, usuário Linux, principalmente. Ele foi programado em C e Python por 4 (quatro) desenvolvedores. No sourceforge.net, ele está disponível para download. As versões estáveis são 1.2.X e em desenvolvimento são 1.3.X. As versões 1.2.9 e 1.3.3 (mais baixada do que a versão estável no softpedia.com) podem ser encontradas também em http://linux.softpedia.com. Ele redireciona a página para o sourgeforce. Mas, a última versão estável é 1.2.10.

Os seguintes pacotes são exigidos para a versão estável pelo site oficial:

python-bibtex >= 1.2.2 (available at the same locations as pybliographer)
Python version >= 2.3
Glib version >= 2.0.x
GNU Recode version 3.5 or 3.6 with a patch (see the RecodeHelp? page for more information)
Gnome 2 version >= 2.4
gnome-python version >= 2.5
Pygtk version >= 2.4

O site oficial não informa se há e quais são os requisitos para a versão instável.

No site do softpedia.com informa que os seguintes são os requisitos para a versão instável:

· Python, version >= 1.5.2
· Glib, version >= 1.0.x
· GNU Recode, version 3.5 or 3.6 with a patch (see the Recode help page for more information)
· Gnome, version 2.x
· Gnome-Python, version >= 2.0

Teoricamente ele é pouco usado. Há diferenças de informações entre o site oficial e o softpedia.com quanto aos requisitos para instalação, enquanto no oficial ele informa 7 requisitos para a versão estável, no softpedia informa apenas uma: GTK+ version 2.4.x.

Baixei o software do sf.net (formato taz.gz), durante a primeira tentativa de instalação, deu a mensagem de que precisava de um módulo chamado "_recode". Fiz seu download no site http://rpmfind.net/linux/rpm2html/search.php?query=_recode.so e download do "Recode" em http://www.gnu.org/software/recode/recode.html.

Estou testando a versão 1.2.6.2. A interface é simples. Não está totalmente traduzido para Português. Fiz algumas edições, pus algumas referências a materiais, como Livros, Manuais, além desse posso adicionar Artigos, Coleções, entre outros. Podemos realizar buscar por autor, data, tipo, título, etc. Podemos criar e abrir banco de dados já existentes. O tipo do banco de dados será determinado quando salvarmos pela primeira vez (Bibtex, Medline,etc). Para banco de dados como Bibtex que fornece uma sintaxe específica, é possível editar nesse formato. Há um janela chamada "Native Editing" que é usado para esse tipo de edição. Podemos gerar arquivos de saída em outros formatos, por exemplo, HTML.

O programa tem uma janela de ajudar para dúvidas, é fácil de usar, mas para isso é necessáiro, para ter todo o domínio, conhecimentos em Bibtex.

Referências

http://linux.softpedia.com/get/Education/Pybliographic-14863.shtml (versão estável)

http://linux.softpedia.com/get/Science-and-Engineering/Visualization/Pybliographer-6280.shtml (versão instável)

http://freshmeat.net

http://sourceforge.net

Refbase


Tradução inicial de http://en.wikipedia.org/wiki/Refbase
Refbase é um repositório institucional baseado em web e software de gerenciamento de referencias que é frequentemente usado para auto-arquivamento. Refbase é licensiado sobre a GPL, escrito em PHP e usa um MySQL? backend.

Pode importar e exportar uma variedade de formatos bibliográficos padrões, including BibTeX, Endnote, RIS, ISI, MODS XML, PubMed, Medline, RefWorks, e Copac. Pode gerar bibliografias formatadas e citações em LaTeX, RTF, HTML, e PDF. Refbase também possue características avançadas de procura e pode gerar RSS feeds de buscas. Links usando DOIs and URLs podem ser adicionados, assim como links para arquivar. Metadados COinS and unAPI são suportados.

Pacotes do Refbase foram postos no repostiório oficial Gentoo Linux e Mandriva Linux e são usados pela United States Geological Survey.

Refbase é uma plataforma independente e interface multiusuária para gerenciamento de literatura científica e citações. No site http://refbase.sourceforge.net/, encontramos algumas opções de navegação: fazer o test-drive, participar de lista ou fórum de discussão, contribuir desenvolvendo, documentação (ainda existem parte em andamento), download do software e suporte.

Nós podemos gerenciar nossas referencias (a produções) acadêmicas on-line neste banco de dados. Com este serviço, podemos: * postar nossas referencias bibliográficas e ver o que os outros estão lendo; * organizar e agrupas essas referências, colocando palavras-chaves para eles, assim facilita a busca; * gera uma lista formatada de citações para seu paper ou CV (como HTML, RTF, PDF, ou LaTeX? ); * exporta para outros sistemas de gerenciamento ou BibTex? ; * importa registro de formatos bibliográficos comuns ou banco de dados on-line;

A busca pode ser feita para registros bibliográficos publicados desde 2004. Ou seja, ele realmente pode trabalhar on-line, envolvendo outros trabalhos acadêmicos de outras instituições do mundo (isso seria útil para nós?). Ainda, pode extrair citações de um texto e construir uma lista de referência apropriada.

É necessarário ter instalado um servidor web (pode ser o Apache), o PHP e MySQL.

Fiz a leitura da documentação em que se trata da concepção do software e sua instalação, ela está bem "comunicável" e de fácil entendimento.

Como ele dispõe de podermos fazer um "test-drive", fiz o seu uso on-line, ou seja, no seu próprio servidor e banco de dados. Todas as características àcima é percebível. Contudo, ainda não obtive muitos avanços práticos que seriam interessantes para o seu uso, como por exemplo, apesar de fazer a instalação do mysql, apache e php, é preciso ter conhecimento do uso destas ferramentas. Com isso, fiquei impossibilitado de continuar no momento. Passarei a um próximo software, mas, em breve, após fazer alguns outros estudos relativos ao apache e mysql, voltarei ao Refbase.

Fontes:
http://refbase.sourceforge.net/
http://www.refbase.org/
http://refbase.sourceforge.net/features.html

ZOTERO

Tradução inicial de http://en.wikipedia.org/wiki/Zotero
É um software acadêmico de código aberto (livre), o qual habilita o usuário a coletar, gerenciar e citar pesquisas de todos as fontes do browser. É em parte um pedaço do software de gerenciamento, usado para gerenciar bibliografias e referencias quando escrito ensaios e artigos. Mais geralmente, vem a ser uma "ferramenta de procura da próxima geração" para estudantes e pesquisas de todos os genêros. Em muitos, pesquisas de websites tais como bibliotecas digitais, "Google Scholar", ou mesmo "Amazon.com", o Zotero salva a informação referenciada completa em uma biblioteca local quando um livro, artigo, ou outro recurso está sendo visto e esta informação for encontrada e clicada com o mouse. Se a fonte é um artigo on-line ou página web. o Zotero pode opcionalmente guardar uma cópia local da fonte. Usuários podem então adicionar notas, tags, e seus próprios registros (metadata) pela interface do browser. Seleções do registro de biblioteca de referência local podem mais tarde ser exportada como formato bibliográficos para pesquisas de papers ou outras finalidades.

Características:
* Captura automática de citações da web;
* Playlist para organização de bibliotecas;
* Livre e open source;
* Salva registro e notas em outras diversas linguagens;
* Armazenamento de PDF's, arquivos, imagens, e páginas web's;
* Busca rápida de materiais;
* Platarfoma para novas formas de busca digitais que podem ser extendidas com outras ferramentas web's e serviços;
* Exporta citações formatadas;
* Integração com Microsoft Word and OpenOffice;

Podemos encontrar no site do Zotero, uma pequena amostra de vídeo mostrando um "tour" pelo Zotero e como manipulá-lo. Os links do vídeo: http://www.zotero.org/videos/tour/zotero_tour.htm e http://www.zotero.org/documentation/screencasts/intro
A instalação do Zotero foi feita com sucesso. A priori ele é bastante interessante, sua versão em inglês e funciona como um acoplamento do Mozilla. Qualquer página que visitemos, principalmente as que contém, artigos e/ou livros, podemos adicioná-la no Zotero. Ele trabalha com diversos sites listados neste link: http://www.zotero.org/translators/. Ou seja, as informações que busquemos nestes sites podemos adicionar no nosso banco bibliográfico. O próximo passo é investigar seu uso de fato, e entender a manipulação de sua interface.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Zotero

-- FabricioSantana - 01 Mar 2007

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> AtividadesFabricio >> Softwares_Catalogar_CdDvd
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r20 - 05 Sep 2007 - 15:08:17 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA