UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


PLANO DE AÇÃO EM MONITORIA VOLUNTÁRIA (ENSINO)

MONITORIA VOLUNTÁRIA:

Produção multimídia nas disciplinas

Educação e Tecnologias Contemporâneas (EDC287) e

Introdução a Informática na Educação (EDC266)

Géssica de Oliveira Aragão


Maria Helena Silveira Bonilla e Edvaldo Couto







Salvador

Agosto a Dezembro de 2008

  1. IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO



Título do Projeto de Monitoria

SUBPROJETO 3: MONITORIA PARA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA NAS DISCIPLINAS EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS (EDC287) E INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (EDC266)

Título do Plano de Ação

PRODUÇÃO COLABORATIVA DE MATERIAL DIDÁTICO EM ÁUDIO COM BASE NO SOFTWARE AUDACITY

Aluno

Géssica de Oliveira Aragão (Rádio)


Curso de Graduação - Departamento

Pedagogia


Orientador

Maria Helena Bonilla e Edvaldo Souza Couto


Áreas de Conhecimento

Ciências Humanas - Educação


Integração

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)





  1. RESUMO DO TRABALHO

O trabalho consiste na monitoria das disciplinas EDC 287 – Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação, com o objetivo de auxiliar as turmas do semestre 2008.2 das referidas disciplinas na produção multimídia a ser realizada, especificamente no que se refere à produção de material de áudio, a ser veiculado pela Rádio Faced Web, com base no software livre audacity .


  1. JUSTIFICATIVA



A monitoria nas disciplinas EDC 287 – Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação será uma oportunidade de vivenciar na prática os estudos sobre uso da rádio web e as contribuições que traz para o processo educativo, no caso dessa experiência específica as contribuições que trazem também para a formação de professores, o que será de importância fundamental para a escrita da monografia de conclusão de curso. Há também uma forte ligação com a pesquisa “O movimento de "arquivos abertos" e as novas perspectivas para a educação”, já em andamento, sob orientação do professor Nelson De Luca Pretto, financiada pelo CNPq.



  1. OBJETIVOS

  1. METODOLOGIA

As atividades desta monitoria fundamentam-se basicamente em três eixos:

1. Estudos e atividades de formação, que acontecem através da participação das reuniões do grupo de pesquisa (GEC), atividades individuais de formação nos softwares, estudos em grupos sobre as temáticas relacionadas. Esta atividade acontece intensamente no primeiro mes do semestre (nas 12 horas semanais) e ao longo do semestre, principalmente nas quintas-feiras a tarde, junto com a reunião do grupo de pesquisa.

2. Oficinas formativas junto às turmas, que acontecerão entre setembro e outubro, no horário das aulas, onde serão abordados aspectos teóricos-práticos sobre a produção multimídia, especialmente áudio, utilizando softwares livres tais como o audacity. Esta atividade contará com planejamento próprio e irá perfazar um total de 06 horas.

3. Suporte formativo, cujo principal objetivo é contribuir para que os alunos tenham atitudes favoráveis diante dos usos das tecnologias na educação, experenciando a produção multimídia em áudio através do software audacity Esta atividade será realizada em horários a combinar entre o monitor e os grupos de alunos das turmas, dentro das 12 horas semanais que o monitor fica a disposição entre os dois/três últimos meses do semestre.

  1. CRONOGRAMA


AÇÕES

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Seleção e início das atividades: elaboração de plano de ação, quadro de horários

x

Estudos e atividades de formação integradas ao grupo de pesquisa

x

x

x

x

x

Atividades junto às disciplinas

x

x

x

x

Oficinas

x

x

Suporte formativo na produção multimídia de áudio utilizando o software audacity

x

x

Relatos periódicos

x

x

x

x

Elaboração de relatório final da atividade

x

x

Encaminhamento da documentação relativa a atividade para os órgãos competentes

x

  1. RECURSOS NECESSÁRIOS


  1. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se como resultados desta atividade a participação efetiva dos matriculados na disciplina na produção dos materiais multimídias da disciplina, especificamente o material de áudio, e a sua atuação na Rádio Faced Web, sendo esta também uma forma de utilizar o potencial do rádio na educação. Espera-se produzir vinhetas e peças radiofônicas sobre os temas discutidos na disciplina, de forma a divulgar as discussões temáticas e produzir materiais que as subsidiem. As produções entrarão na programação regular da Rádio Faced e também ficarão disponíveis no ambiente moodle da disciplina

BIBLIOGRAFIA


Página Inicial >> WebEnsino >> GECMonitoria >> PlanosdeAcaoSubprojeto3
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 15 Oct 2008 - 15:35:06 - GessicaAragao     |     Copyleft Faced-UFBA