UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


PLANO DE AÇÃO EM MONITORIA VOLUNTÁRIA (ENSINO)

MONITORIA VOLUNTÁRIA:

Produção multimídia nas disciplinas

Educação e Tecnologias Contemporâneas (EDC287) e

Introdução a Informática na Educação (EDC266)

Tânia R. S. Torres


Maria Helena Silveira Bonilla e Edvaldo Couto







Salvador

Agosto a Dezembro de 2008

  1. IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO


Título do Projeto de Monitoria

SUBPROJETO 3: MONITORIA PARA PRODUÇÃO MULTIMÍDIA NAS DISCIPLINAS EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS (EDC287) E INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (EDC266)

Título do Plano de Ação

Produção Colaborativa em páginas web com base no sistema Twiki

Aluno

Tânia Renilda Santos Torres

Curso de Graduação - Departamento

Pedagogia


Orientador

Maria Helena Bonilla e Edvaldo Souza Couto


Áreas de Conhecimento

Ciências Humanas - Educação


Integração

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)





  1. RESUMO DO TRABALHO

O trabalho de monitoria das disciplinas EDC 287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação, visa auxiliar as turmas do semestre 2008.2 das disciplinas, nas produções a serem realizadas ao longo do curso usando o TWiki, uma ferramenta de escrita colaborativa na WEB, que consiste em possibilitar que várias pessoas separadas geograficamente interajam, criando conteúdo utilizando apenas um navegador.

  1. JUSTIFICATIVA

A monitoria nas disciplinas EDC 287 Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação é de fundamental importância para contribuir com as atividades que os alunos irão desenvolver, possibilitando a construção de documentação em formato de hipertexto através da Web, de uma forma dinâmica sem a necessidade de software especializado para construção dessas páginas, além de ser uma oportunidade para vivenciar estudos sobre a plataforma Twiki e suas contribuições para o processo educativo na formação de professores.

  1. OBJETIVOS

  1. METODOLOGIA

As atividades desta monitoria fundamentam-se basicamente em três eixos:

1. Estudos e atividades de formação, que acontecem através da participação das reuniões do grupo de pesquisa (GEC), atividades individuais de formação nos softwares, estudos em grupos sobre as temáticas relacionadas. Esta atividade acontece intensamente no primeiro mês do semestre (nas 12 horas semanais) e ao longo do semestre, principalmente nas quintas-feiras a tarde, junto com a reunião do grupo de pesquisa.

2. Oficinas formativas junto às turmas, que acontecerão entre setembro e outubro, no horário das aulas, onde serão abordados aspectos teóricos-práticos sobre a produção de página web. Esta atividade contará com planejamento próprio e irá perfazer um total de 06 horas, sendo 2 horas em cada aula e 1 produção colaborativa em cada turma, um total de 3 produções.

3. Suporte formativo, cujo principal objetivo é contribuir para que os alunos tenham atitudes favoráveis diante dos usos das tecnologias na educação, experenciando a produção de página web, através da plataforma Twiki. Esta atividade será realizada em horários a combinar entre o monitor e os grupos de alunos das turmas, dentro das 12 horas semanais que o monitor fica a disposição entre os dois/três últimos meses do semestre.


  1. CRONOGRAMA

AÇÕES

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Seleção e início das atividades: elaboração de plano de ação, quadro de horários
x
Estudos e atividades de formação integradas ao grupo de pesquisa
x x x x x
Atividades junto às disciplinas
x x x x
Oficinas x x
Suporte formativo na produção de página web, utilizando a plataforma Twiki. x x
Relatos periódicos
x x x x
Elaboração de relatório final da atividade
xx
Encaminhamento da documentação relativa a atividade para os órgãos competentes x
  1. RECURSOS NECESSÁRIOS


  1. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se como resultado desta atividade a participação e interação dos alunos das disciplinas EDC 287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação para a produção de páginas na web, especificamente no Twiki, além da produção colaborativa por parte desses alunos contribuindo para socialização dos conhecimentos produzidos pela turma .

REFERENCIA

Página do Metareciclagem: https://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/MetaReciclagem/WebHome

Twiki da UFBA: https://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Main/WebHome

Página Inicial >> WebEnsino >> GECMonitoria >> PlanosdeAcaoSubprojeto3
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r10 - 02 Dec 2008 - 15:16:54 - TaniaTorres?     |     Copyleft Faced-UFBA