Disciplina: ICI010 - Formação e Desenvolvimento de Coleções

Disciplina do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais, ministrada no sétimo semestre do Curso de Biblioteconomia e Documentação/UFBA, com carga horária de 102 hora/aula.

Docente: Prof. Ms Raymundo das Neves y Machado (E-mail: raymacha@ufba.br).

Para um bom desempenho é necessário dedicação nos estudos, assim você deverá revisar os principais conceitos estudados nas seguintes disciplinas: História do Livro e das Bibliotecas, Fontes de Informação, Administração de Unidade de Informação, Estatística, Metodologia da Pesquisa, Editoração. Normalização, Tecnologia da Informação. Esperamos um bom aproveitamento nos estudos. E muito atenção nas aulas, principalmente no primeiro dia de aula quando será apresentada a proposta do Curso de ICI010 para 2008.1.

Sucesso!

Boa Sorte a todos!

Prof. Raymundo N y Machado.

Available Information

SEMESTRE 2008.1

Início das aulas: 25/fev. Último dia de aula: 28/06

Periódo de Provas Finais: 07 a 12/jul.

Útimo dia para solicitar trancamento (parcial e total): 04/abr.

HORÁRIO DA DISCIPLINA

T01 - Seg. 07/09 - Sala 3.

P01 - Qua. Sex. 07/09 - Sala 3.

P02 - Qua. e Sex. 09/11 - Sala 3, as aulas serão ministradas no ICI Canela.

Plantão - Qui. 14/16 (agendar antes por email).

Limite de faltas em hora aula: 25

Lista de discussão: desativada para 2008.1

Não haverá aula nos dias:

12/mar.; 14/mar.; 19/mar.; 21/mar. (Paixão de Cristo); 16/abr.; 21/abr. (Tiradentes); 14/maio e 18/jun.

12 de março de 2008 - 10 anos do Instituto de Ciência da Informação/UFBA

Dia 12 de março dia do Bibliotecário. Programação do CRB-5.

Dia 13 de março, as 14:30, no IAT Video-Conferência com o tema: Bibliotecário: organização e acesso a informação.

Dia 14 de março, às 16 horas no autidório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Palestra: O moderno bibliotecário diante das novas tecnologias.

Palestrante: Bibliotecário Paulo Cattelan (Bibliotecário/UFRGS, Pós-Graduação em Informática Empresarial com MBA Executivo em Tecnologia da Informação/ESPM-RS).

Painel de Anotacoes

Desenvolvimento de Coleções

Atividade de planejamento.

Tomada de decisão.

Atividades: Estudo da comunidade, seleção, aquisição, avaliação de coleções, desbastamento, conservação e segurança.

Coleção de materiais de informaçao: analógica x digital.

Documento base: Política de Desenvolvimento de Coleções.

Revisando MAT021

A aplicação da Estatística na área de desenvolvimento de coleções constitui uma ferramenta a corroborar na tomada de decisão, quando aplicada corretamente. A disciplina MAT021 fornece os principais conceitos a serem aplicados pelo aluno durante o Curso de ICI010. Principais conceitos a serem utilizados no nosso curso

Distribuição de Freqüência é a organização dos dados de acordo com as ocorrências dos diferentes resultados observados.

Freqüência absoluta - é o número de repetições de um valor observado. Freqüência relativa – é o resultado da divisão da freqüência absoluta pelo tamanho da amostra (valores sempre em percentuais). Freqüência absoluta acumulada – é a soma da freqüência absoluta ou relativa desde o valor inicial da variável.

Representação Gráfica – permite uma melhor visualização mais sugestiva que as tabelas. Principais gráficos utilizados: barras, setores, barras múltiplas.

Medidas Descritivas

Ordenar os dados para utilizar as medidas descritas abaixo.

Medidas de tendência central - são métodos numéricos para resumir e analisar os valores de uma série de dados (amostra ou população).

Média Aritmética, também conhecida como média – é a somos dos valores divididos pelo número de valores observados. Mediana – valor que divide a distribuição ao meio. Moda – valor com mais freqüência. A depender do problema em análise podemos utilizar a Média Geométrica (é definida como a raiz enésima do produto dos n valores amostrais, utilizada para cálculo da taxas de crescimento médias), Na avaliação de periódicos podemos utilizar a média ponderada a fim de efetuar uma analise mais acurada dos dados.

Medidas de Dispersão

Para Barbetta (2001, p. 101) “tanto a variância como o desvio padrão são medidas que fornecem informações complementares a informação contida na média aritmética”,

O Excel dispõe de muitas funções estatísticas que reduzem o tempo de cálculo, como também a utilizado na confecção de tabelas e gráficos.

Bibliografia deverá ser a mesma indicada em MATO21. A biblioteca do ICI poderá ser consultado o BARBETTA, Estatística aplicada às ciências sociais..

Estamos em desenvolvimento

ICI010 Web Utilities

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
pdfpdf ANGELONI_Elementos_Tomada.pdf manage 44.6 K 25 Feb 2008 - 13:27 UnknownUser Texto para o dia 29/fev. Tomada de decisão.
pdfpdf Carta_Comunidade_Colegiado_Biblioteconomia.pdf manage 7.4 K 25 Feb 2008 - 13:22 UnknownUser Carta da Ilma. Sra. Chefe do Colegiado do Curso de Bibliotecomonia e Documentção à comunidade do ICI.
pdfpdf ICI010_Plano_Curso.pdf manage 31.2 K 19 Feb 2008 - 12:47 UnknownUser Plano de Curso
pdfpdf ICI010__Cronograma_Atividades.pdf manage 11.8 K 19 Feb 2008 - 13:18 UnknownUser Data das atividades do mês de março.
pdfpdf MACHADO_Des_Colecoes.pdf manage 150.2 K 19 Feb 2008 - 13:49 UnknownUser Texto introdutório ao desenvolvimento de coleções.
Edit | Attach | Print version | History: r177 | r32 < r31 < r30 < r29 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r30 - 28 Feb 2008 - 14:21:07 - RaymundoMachado?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback