Análise estratigráfica das Formações Guiné e Tombador nas proximidades de Barra da Estiva, Chapada Diamantina - Bahia. - Acácio José Silva Araújo (2012.1)

Banca: Prof. Dr. Ruy Kenji Papa Kikuchi - IGEO/UFBA - Orientador, Profa. Dra. Tânia Maria Fonseca Araújo - Co-Orientadora - IGEO/UFBA, Dr. José de C. L. Pedreira da Silva - CBPM, Esp. Cícero da Paixão Pereira - IGEO/UFBA

Resumo: As formações Guiné e Tombador, objeto deste trabalho, afloram no domínio oriental do Supergrupo Espinhaço e compreende os grupos Paraguaçu (Paleoproterozóico /Mesoproterozóico) e Chapada Diamantina (Mesoproterozóico), localizados na região da Sinclinal de Ituaçu, nas cercanias da cidade de Barra da Estiva inseridos na região central do Estado da Bahia. Essa pesquisa aborda a análise estratigráfica de seções geológicas nas Formações Guiné e Tombador a partir da descrição vertical de fácies e interpretação de superfícies chaves da estratigrafia de sequências em escala de afloramentos, com o intuito de caracterizar as litofácies, seus ambientes deposicionais e as hierarquias dos eventos estratigráficos em diferentes ordens. Nas duas Formações os elementos arquiteturais reconhecidos foram barras, planícies de maré, bandas de maré e canais, onde são visíveis as estruturas de estratificação cruzada acanalada, tabular e tangencial, marcas de onda, interlaminados sub-horizontais de silte e argila. As superfícies estratigráficas mais frequentes nos afloramentos foram a superfície regressiva máxima (SRM) e a superfície discordância subaérea. O nome da Formação Guiné foi adotado neste trabalho devido a sua proximidade da localidade de Guiné e a primeira citação sobre esta unidade ter sido feita por Montes (1977), que descreveu com detalhes a seção tipo, espessura e litologias. E de acordo com Código de Nomenclatura Estratigráfica o primeiro registro de uma Unidade prevalece sobre os seguintes.

Palavras chave: Formações Guiné / Tombador, Estratigrafia de Sequências, Litofácies, Ambientes Deposicionais e Bandas de Maré.

-- IsabelBarros - 14 Aug 2012