Caracterização de Agregados de Óleo-Partícula Mineral: Análise Estrutural Geométrica e Cinemática das Formações Açuruá, Tombador e Caboclo no Entorno da Cidade de Andaraí, Região da Chapada Diamantina – BA - Alexandre de Oliveira Moitinho (2011.2)

Banca: Prof. Dr. Carlson de Matos Maia Leite - IGEO/UFBA e Petrobrás - Orientador, Profa. Dra. Simone Cerqueira Pereira Cruz - IGEO/UFBA, Msc. Idney Cavalcanti da Silva

Resumo: A região de Andaraí, localizada no domínio da Chapada Diamantina, centro do Estado da Bahia é caracterizada por um relevo modelado por uma alternância de sinclinais e anticlinais dos quais se destaca a Serra do Sincorá onde repousam os litotipos do Supergrupo Espinhaço que sofreram intensas deformações durante o Ciclo Brasiliano no Neoproterozoico. A evolução dessas deformações resultaram em um conjunto de estruturas das quais predominam aquelas orientadas na direção NNW-SSE incluindo- se neste grupo o Anticlinal do Sincorá cujos flancos abrigam diferentes classes de estruturas como Dobras kink, Falhas Inversas e Falhas transcorrentes com padrão Riedel geradas por duas fases distintas de deformação: Fase Deformacional D1 e Fase Deformacional D2. A primeira fase (D1), com características compressionais, foi responsável pela nucleação de sistemas de dobramentos e empurrões com orientação geral NNW-SSE a N-S que abrigam, em seus flancos, estruturas dúcteis-rúpteis a rúpteis tais como dobras subsidiárias do tipo kink, geradas pelo mecanismo de fault propagation fold, associadas a falhas de empurrão. A segunda fase (D2), interpretado como reflexo do desenvolvimento das Faixas Rio Preto e Riacho do Pontal, possui caráter transcorrente e transpressivo que nucleou um sistema de fraturas, falhas e zonas de cisalhamento que evoluíram segundo o sistema de cisalhamento Riedel chamado de Falha de São João. Este sistema é formado por um conjunto principal de falhas, sintéticas à falha principal, com orientação NNW-SSE e cinemática sinistral, além de um sistema de fraturas antitéticas em relação ao conjunto principal, com cinemática dextral, orientado segundo WNW-ESE.

Palavras-chave: Serra do Sincorá, Andaraí, Fault propagation fold, Rampas de Empurrão, Riedel.