O Delta do São Francisco: uso da composição do sedimento na reconstrução holocênica da sedimentação deltaica - Alita de Souza Paixão Alves (2010.1)

Banca: Prof. Dr. José Maria Landim Dominguez - IGEO/UFBA - Orientador, Prof. Dr. Osmário Rezende Leite - IGEO/UFBA, Profª. Drª. Carmen Regina Parisotto Guimarães - UFS

Resumo: Este trabalho tem como objetivo fundamental propor uma divisão de fácies sedimentares para a planície deltaica do rio São Francisco durante o Holoceno, com base na análise composicional dos sedimentos de subsuperfície, visando reconhecer os paleoambientes que existiram durante este período. Para isso, foram elaborados gráficos com a composição dos sedimentos para os 15 furos de sondagem do tipo SPT (Standard Penetration Test) realizados irregularmente na planície deltaica. Estes dados foram analisados, individual e integralmente, a fim de observar e delimitar os padrões composicionais de sedimentação que foram, posteriormente, agrupados em seis fácies sedimentares, a saber: areia eólica, areia marinha, areia-cascalho fluvial, areia fluvial, lama marinha e lama fluvial. Dentre os componentes identificados, a alga coralina, a mica, o feldspato, o foraminífero e o fragmento de rocha se destacaram em alguns padrões composicionais devido à abundância e distribuição com que ocorrem. Dessa forma, a partir da composição dos sedimentos, na planície deltaica do rio São Francisco, foi possível registrar, adequadamente, (a) as variações energéticas ao longo das pretéritas linhas de costa, (b) as mudanças das fontes de edimentos, (c) a disponibilidade de substratos duros e (d) a presença de antigas áreas protegidas. Este trabalho mostrou preliminarmente a importância da análise composicional para a identificação de mudanças ambientais deposicionais, contudo, não foi possível neste trabalho fazer a correlação sistemática das fácies identificadas com um modelo evolutivo do delta, que é uma sugestão para um trabalho posterior.

Palavras-chave: Delta do São Francisco; Planície Deltaica; Composição dos Sedimentos; Fácies Sedimentares; Sondagem SPT.