Estudos de Metais Pesados em Sedimentos Superficiais e de Fundo no Estuário do Jacuípe, Camaçari – Bahia – Brasil - Antonia de Andrade Santos (2011.2)

Banca: Profa. Dra. Karina Santos Garcia - IGEO/UFBA - Orientadora, Prof. Dr. Geraldo Marcelo Pereira Lima - IGEO/UFBA, Prof. Dr. Cristovaldo Bispo dos Santos - CPRM

Resumo: Para estabelecer critérios de avaliação, qualidade e controle de contaminação de metais pesados em sedimentos de áreas estuarinas é necessário primeiro a determinação desses elementos. Nos países industrializados, predominantemente em regiões temperadas, esse tipo de estudo é bastante freqüente. Este trabalho propõe uma avaliação geoquímica do estuário do Jacuípe, visando à averiguação da diminuição da concentração de metais pesados, por influência da taxa de sedimentação relacionada com a ação antrópica ou natural. Foram escolhidos 3 locais para retirada dos testemunhos e estes foram fatiados do topo para a base de 5 em 5cm, sendo o último de 10cm, totalizando 07 amostras de cada testemunho com um total de 21 amostras analisadas. Estas foram acondicionadas em sacos plásticos e preservadas dentro de uma caixa de isopor com gelo. Após a fase de campo iniciaram-se as etapas de tratamento e análises das amostras, com prétratamento das amostras para análise; digestão parcial das amostras (secas) em meio ácido, através do forno microondas, determinando-se, posteriormente, os íons metálicos, pelo Método Espectrométrico; Além da determinação de Matéria Orgânica Total, pelo Método Walkey-Black; e do Nitrogênio Total pelo Método Kjeldahl.Os resultados encontrados para os metais analisados em mg Kg-1 (Pb 4,48 a 24,83; Zn 6,45 a 22,18; Cu 0,50 a 5,18; Cr 2,94 a 15,83; Ni 2,55 a 6,67; Fe 3135,04 a 14835,81; Al 545,23 a 5032,45; Mn 15,11 a 71,49), de modo geral, demonstraram que os sedimentos de manguezais do estuário do Jacuípe não apresentam teores de metais elevados (exceto o Pb e Cr), comparados a estudos anteriores e com os valores de referência do NOOA E CETESB. Esses resultados encontrados para metais podem ter sofrido influência da taxa de sedimentação relacionada com a atividade antropogênica na área de estudo.

Palavras-chave: Estuário do Jacuípe, Metais pesados, Sedimento, Manguezal.