Índice de qualidade das águas dos principais rios da Bacia do Recôncavo Sul- Bahia. - Bianca Leone Barros (2012.2)

Banca: Prof. Dr. Sérgio Augusto de Morais Nascimento - IGEO/UFBA - Orientador, Profa. Dra. Iara Brandão Oliveira - POLITÉCNICA/UFBA, Prof. Dr Cristovaldo Bispo Dos Santo - IGEO/UFBA

*Resumo:*O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade das águas destinadas ao abastecimento público, sendo os parâmetros envolvidos nos cálculos reflexos de contaminação dos corpos hídricos pelo lançamento de esgoto doméstico. O Índice é calculado através do produto ponderado dos parâmetros: temperatura, pH, OD, DBO, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total, sólido total e turbidez.
O foco deste trabalho foi realizar a análise da qualidade das águas superficiais referentes a RPGA do Recôncavo Sul através do IQA, tendo como base os relatórios trimestrais publicados pelo Projeto Monitora, realizado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima - INGÁ (atual Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que mantém uma rede de monitoramento em todo da Bahia. E, também, fazer uma analise comparativa entre as metodologias utilizadas para a realização dos cálculos de IQA pela Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e pela Canadian Council of Ministers of the Environment (CCME, 2001).
A utilização de índices para a identificação da qualidade da água constitui uma ferramenta prática de comunicação eficiente, através da indexação das informações de diversos parâmetros ou variáveis analisadas. A partir da identificação dos padrões de qualidades identificadas em todos os pontos monitoramento realizados durante 6 campanhas nos anos de 2009 e 2010, foi necessário analisar individualmente o comportamento dos parâmetros que compõem o índice, para análise das possíveis causas para o padrão de qualidade identificado, bem como restrição de uso imposta como consequência.

-- IsabelBarros - 06 Jun 2013