A utilização de dataloggers no projeto RIMAS (Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas) no aquífero Urucuia no oeste da Bahia - Bruno Schindler Sampaio (2012.1)

Banca: Prof. Dr. Cristovaldo Bispo dos Santos - IGEO/UFBA - Orientador, Paulo César Carvalho Machado Villar - CPRM - Co- Orientador, Amilton de Castro Cardoso - CPRM, Dr. Sérgio Augusto de Morais Nascimento - IGEO/UFBA

Resumo: A CPRM (Serviço Geológico do Brasil) propôs e definiu as bases para a implantação de uma rede integrada de monitoramento de águas subterrâneas (RIMAS) nos principais aquíferos do país. O projeto RIMAS no Aquífero Urucuia, no oeste do estado da Bahia, necessita de um acompanhamento continuo com medições periódicas para que as informações obtidas, assim como suas analises, sejam bem representativas. Desta forma a instalação de Dataloggers viabiliza o monitoramento a distancia, não sendo necessário, portanto, a medição diária do nível estático do aquífero em cada ponto pessoalmente. São aparelhos que tomam medidas de nível periodicamente com um intervalo de tempo escolhido de acordo com o propósito e a natureza da pesquisa e as salvam em um banco de dados. Estes são capazes de armazenar milhares de medidas, que posteriormente serão coletadas para que continue o monitoramento. Sendo assim necessária uma visita para coleta dos dados a cada três meses ou mais. Devido à oferta de diversas empresas que possuem aparelhos de monitoração de parâmetros, como pressão, temperatura, ph dentre outros, cabe ao trabalho a analise dos aparelhos escolhidos pela empresa (CPRM) a fim de determinar a melhor opção. Três Modelos diferentes foram adquiridos e instalados nos 24 poços da rede de monitoramento, são eles: DIPPERLOG HERON, ORPHIMEDES e THALIMEDES OTT. Deste modo foram analisados e avaliados os três tipos de Loggers a fim de se escolher o melhor para tal trabalho, visto que este deve obter dados consistentes e prover ao operador analises coerentes de níveis estáticos dos poços de monitoramento. Em paralelo a este trabalho foi confeccionado mapa potenciométrico e de profundidade de NE da área de estudo com os dados obtidos com os aparelhos em questão. As águas subterrâneas representam um dos mais importantes recursos naturais, visto que a sua importância para o atendimento atual e futuro de diversas demandas de uso, como exemplo, o abastecimento público e a agroindústria.

Palavras-chave: Dataloggers, Aquífero Urucuia, RIMAS

-- IsabelBarros - 17 Aug 2012