O vulcanismo cálcio-alcalino da borda nordeste da Sequência Vulcanossedimentar Contendas-Mirante - Bruno Pinto Ribeiro (2009.1)

Banca: Prof. Dr. Moacyr Moura marinho - IGEO/UFBA- Orientador, Geólogo Raymundo José Bulcão Fróes (Uniminas), Dr. Léo RodriguesTeixeira? (CPRM)

Resumo: A borda nordeste da seqüência Contentas-Mirantes abriga uma suíte metavulcânica cálcio-alcalino de composição básica e intermediária. As rochas básicas são representadas por metabasltos enquano as intermediárias por metandesitos além de rochas anômalas com assembléia mineralógica peculiar. Essas litologias estão distribuídas, em planta, na forma de três corpos principais, de formatos lineares a vermiformes intercalados em xistos pelíticos da Fm. Mirantes ou em contato tectônico com o Sill do Rio Jacaré, a leste. São reconhecidas as texturas granonematoblástica, whisker, Microglomeroporfiroblástica, blastoporfirítica, e blastoamigdaloidais. Geoquimicamente o caráter cálcio-alcalino desses termos é confirmado pelos padrões de elementos terras-raras e por diagramas de variação para elementos maiores, que ainda sugerem uma evolução química pelo processo de cristalização fracionada. Em cinco amostras avaliadas se observa um quimismo diferenciado, de caráter toleiítico, para quatro amostras classificadas como metabásicas indivisas, e de caráter cálcio-alcalino para uma amostra de rocha metavulcânica ácida. As relações dos elementos de baixa mobilidade utilizadas em diagramas geotectônicos para os metavulcanitos estudados indicam que o mesmo foram provavelmente originados em ambiente tectônicos de margem continental ativa. A disposição dos elementos traços no diagrama multi-elementar também ressalta a sua similaridade com contextos modernos de arco continental, apresentando um nítido desajuste entre os LILE e os HFSE. Os resultados analíticos da rocha metavulcânica ácida avaliada sugerem uma gênese parecida, embora não se tenha segurança quanto a sua inclusão na suíte de rochas estudadas, uma vez que os dados no diagrama ETR mostram-se contrários a uma possível cogeneticidade entre elas. Esses corpos cálcio-alcalino estudados representam episódios vulcânicos gerados em um contexto de margem continental ativa de idade neoarqueana. Dentro do contexto regional, a formação das unidades vulcânicas marca um período de fechamento da bacia Contentes-Mirantes.