Mapeamento digital tridimensional de depósitos eólicos e fluviais da Formação Sergi, geossítio do cânion do rio Sergi, Bacia do Recôncavo, Bahia. - Caio Oliveira Nunes (2012.2)

Banca: Msc. Flávio Miranda de Oliveira - PETROBRAS - Orientador, Prof. Msc. Roberto Rosa da Silva - IGEO/UFBA-PETROBRAS, Msc. Aglaia Trindade Brandão - PETROBRAS

Resumo: Na borda sul-ocidental da Bacia do Recôncavo, a cerca de sete quilômetros a noroeste da cidade de Santo Amaro da Purificação, Estado da Bahia, ocorre uma feição geomorfológica denominada Cânion do Rio Sergi. Nesta área, afloram rochas da Formação Sergi numa escarpa de aproximadamente 30 metros de altura, as quais foram objeto de estudo.
Um mapeamento digital dessa exposição vertical foi feito com o uso da tecnologia de laser scanner. A ferramenta afere precisamente o tempo de percurso de feixes de laser ao refletirem em uma superfície. Em decorrência desta medida, é possível determinar a distância entre a fonte emissora e o alvo. O produto da varredura a laser é uma densa nuvem de pontos, cujo significado no espaço 3D é a representação virtual do objeto iluminado.
Como base de estudo, foram avaliadas as características texturais e genéticas das rochas aflorantes da área reconhecendo-se três associações de fácies delimitadas por superfícies limítrofes, a saber: depósitos de dunas e interdunas eólicas, de lençóis de areia eólicos e de fluxos fluviais efêmeros. O padrão de empilhamento estratigráfico sugere dois ciclos sedimentares de aridização ascendente.

Palavras chave: Formação Sergi; Cânion do Rio Sergi; Laser Scanner; LIDAR; Bacia do Recôncavo.

-- IsabelBarros - 28 May 2013