Estudo das ocorrências de titanomagnetita em gabro-anortositos na região do município de Tancredo Neves-BA. - Gustavo de Aguiar Martins (2012.1)

Banca: Prof. Dr. Johildo Salomão Figueirêdo Barbosa - IGEO/UFBA - Orientador, Profa. Dr. Ângela Beatriz de Menezes Leal - IGEO/UFBA, Geólogoa Jofre de Oliveira Borges - CBPM

Resumo: As ocorrências de óxidos de Fe-Ti-V no município de Tancredo Neves no sul do Estado da Bahia, objeto de estudo desta monografia, ocorrem associados à rochas da série anortosítica intrusivas em terrenos próximos da zona de colisão paleoproterozóica entre os Blocos arqueanos Jequié e Itabuna-Salvador-Curaçá. Este material foi formado pela cristalização de um fundido muito rico em ferro a partir da cristalização de um magma silicático, gerando corpos concordantes e discordantes com as rochas que o encaixam. O vanádio, que é um elemento químico de caráter estratégico, pode substituir geoquimicamente elementos, como o titânio, na estrutura de minerais como a titanomagnetita. Na área de estudo, observou-se afloramentos de óxidos bastante intemperizados e assim, associados á cangas ferruginosas decorrentes da alteração supergênica do material. Estudos petrográficos foram executados a partir da microscopia de reflexão sobre três seções polidas aonde foi possível determinar a assembléia mineral (magnetita e ilmenita) assim como processos de exsolução entre magnetita, ilmenita, ulvospinélio e hematita. A textura do material apresentado é predominantemente cumulática. Pela litogeoquímica foi possível uma avaliação composicional da titanomagnetita de Tancredo Neves através da análise dos diversos elementos químicos assim como a possibilidade de comparação com o minério de Fe-Ti-V presente em outros depósitos como, por exemplo, o localizado em Maracás-BA. Nesse trabalho foi gerado um mapa de ocorrências de titanomagnetita de Tancredo Neves, na escala de 1:5.000, aonde é exposta a localização das ocorrências do óxido maciço e suas cangas ferruginosas associadas.

Palavras-chaves: Titanomagnetita, Anortosito, Fe-Ti-V, Vanádio, Tancredo Neves

-- IsabelBarros - 21 Aug 2012