Aspecto hidrogeoquímico do ferro total no Sistema aquífero São Sebastião da na área do Pólo Industrial de Camaçari - Bahia. - Jamille Evangelista Alves (2012.1)

Banca: Prof. Dr. Sérgio Augusto de Morais Nascimento - IGEO/UFBA - Orientador, Prof. Msc. Hailton Mello da Silva - IGEO/UFBA, Dr. Cristovaldo Bispo dos Santos - CPRM.

Resumo: Na área da Bacia Sedimentar do Recôncavo Norte está inserido o segundo principal aquífero da Bahia, o aquífero São Sebastião, detentor de água doce de boa qualidade e vazão. A área do Polo Industrial de Camaçari, principal complexo petroquímico do estado, está implantado sobre este aquífero. Este trabalho trata de um estudo hidrogeoquímico do ferro total na área do Polo Industrial de Camaçari – Bahia onde foi observado que o teor desse elemento nas águas subterrâneas do sistema aquífero São Sebastião encontram-se, em alguns pontos, acima do recomendado pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Com o intuito de determinar a presença do ferro total nestas águas, buscou-se dados de análises químicas para determinar a sua qualidade, índice de saturação e a especiação. Procurou-se também estabelecer a sua origem em função das rochas armazenadoras (aquífero) que compõem a Formação São Sebastião.

Palavras-chave: Hidrogeoquímica, Água Subterrânea, Ferro, Índice de Saturação

-- IsabelBarros - 21 Aug 2012