Investigação, remediação e monitoramento ambiental: estudo de caso do posto de combustíveis de Itinga, Lauro de Freitas – BA. João Luis Behrens Ferreira Oliveira (2013.1)

Banca: Prof. Dr. José Ângelo Sebastião A. dos Anjos - IGEO/UFBA – Orientador, Prof. MSc. Ícaro Thiago Andrade Moreira - IGEO/UFBA, MSc. Cianara Moura Palma Bacelar - Geocia Ambiental e Faculdade Universo.

Resumo: Este trabalho propôs apresentar as etapas de gerenciamento de áreas contaminadas, aplicado ao estudo de caso realizado no Posto de combustíveis Itinga Ltda. O gerenciamento dessas áreas visa resguardar os receptores de risco e consiste nas seguintes etapas: procedimentos de avaliação preliminar, investigação confirmatória, investigação detalhada com avaliação da pluma de contaminação, investigação para remediação e/ou medidas adotadas para controle emergencial e monitoramento ambiental. Embasado no “Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (CETESB, 1999)”, os procedimentos utilizados para coleta e análise de dados consistiram primeiramente em pesquisas bibliográficas, com finalidade de buscar um maior conhecimento do tema em questão; pesquisa documental, elaborada através de relatórios técnicos e acervo fotográfico, e, estudo de caso, a partir da investigação do Posto Itinga dentro de um contexto ambiental. As etapas de investigação do estabelecimento em estudo constataram a presença de contaminantes devido a um histórico de vazamento e contaminação do solo e lençol freático. Dessa forma, a partir da investigação de remediação concluiu-se que o projeto de remediação do tipo “Pump and Treat” (bombeamento) seria o mais adequado para o estudo in locu. O sistema supracitado consiste na perfuração de poços para bombeamento de água para uma caixa separadora água/óleo instalada. Durante todo o processo de remediação ocorreu a fase de monitoramento, através de análises de VOC’s (Compostos Orgânicos Voláteis) nos poços, elaboração de mapas potenciométricos, análises químicas de solo e água. Essa fase demonstrou que o sistema de remediação supracitado foi eficaz, em função de ter originado um cone de rebaixamento favorável que propiciou a remoção dos contaminantes presentes no solo e freático.

Palavras-chave: Investigação, remediação, monitoramento, ambiental, Posto, Itinga, in locu, contaminação.