Estudo de Mecanismos e Processos de Sedimentação em Fluxos Gravitacionais de Sedimento da Formação Maracangalha, Membro Caruaçu. Aplicação da Metodologia de Estudo Rocha X Perfil na Predição da Qualidade dos Reservatórios - Lucas Figueiredo Gontijo (2011.2)

Banca: Prof. Dr. Carlson de Matos Maia Leite - IGEO/UFBA e Petrobras - Orientador, Profa. Dra. Olívia Maria Cordeiro de Oliveira - IGEO/UFBA, Rodrigo Waldemar de Freitas - Petrobras

Resumo: A seção rifte das bacias sedimentares brasileiras representa o registro associado à fragmentação do Gondwana e consequente separação entre a América do Sul e a África, com a abertura do Oceano Atlântico Sul, gerando os mais importantes sistemas petrolíferos do país. A Formação Maracangalha (Eocretáceo ca. 140 Ma), faz parte da seção rifte da Bacia do Recôncavo.


Este estudo buscou, inicialmente, uma descrição das fácies turbidíticas e lacustres do Membro Caruaçu, Formação Maracangalha, em testemunhos de dois poços perfurados pela Petrobras no Campo de Fazenda Boa Esperança (Bacia do Recôncavo), localizado a aproximadamente 100 km a norte da cidade de Salvador, com o objetivo de agrupá-las em associações de fácies, a partir das estruturas e litologias sedimentares presentes. Posteriormente, integradas as associações de fácies e os dados petrofísicos de porosidade e de permeabilidade aos perfis de radioatividade (GR), de potencial espontâneo (SP), de resistividade (ILD) e de densidade (RHOB) dos poços testemunhados. Os padrões de correlação foram utilizados em outros quatro poços não testemunhados para que fossem analisados dados de perfis (logfácies) em intervalos com potencial para reservatório de hidrocarbonetos.


Foram também confeccionadas duas seções geológicas ( strike e dip) com o intuito de conhecer as extensões laterais das associações de fácies de turbiditos com potencial para reservatório de hidrocarbonetos. Com base nessas análises, concluiu-se que a associação de fácies turbidito distal - F8 (Mutti et. al., 1999) - reúne as melhores condições permoporosas, além de possuir boa extensão lateral e maior espessura dentre as outras associações de fácies analisadas. Por isso, é considerada a de maior potencial para acumulação de hidrocarbonetos, dentre as fácies turbidíticas estudadas.

Palavras-chave: Membro Caruaçu, Fluxos gravitacionais de sedimento (Turbidito), seção geológica, qualidade dos reservatórios.