Interpretação Sísmica 2D na Área de Espigão, Bacia de Barrerinhas, Município de Santo Amaro - MA - Luiz Eduardo C. L. Andrade (2009.2)

Banca: Geólogo Marco Cesar Schinelli - Petrobras - Orientador, Prof. Dr. Marco Antônio B. Botelho - IGEO/UFBA - Co-orientador, Prof. Dr. Michael Holz - IGEO/UFBA, Geólogo Robson Witzke - Petrobras

Resumo: Este trabalho tem por objetivo interpretar três seções sísmicas da Área de Espigão, localizada na Bacia de Barreirinhas, município de Santo Amaro, Maranhão. A metodologia aplicada compreendeu o estudo prévio da geologia da Bacia de Barreirinhas e da Área de Espigão, a correlação das informações de perfilagem sísmica dos poços com as seções sísmicas através da construção de um sismograma sintético e do gráfico de relação tempo x profundidade, o mapeamento de horizontes com indícios de hidrocarbonetos, superfícies estratigráficas e estruturas geológicas. Como resultado foi possível descrever a evolução da estratigrafia da área estudada, mapear e classificar as estruturas geológicas e os reservatórios de gás natural. A Área de Espigão tem um grande potencial para produção de gás natural, mas para uma melhor avaliação da economicidade da área, torna-se necessária a aquisição de dados sísmicos, em maior quantidade e melhor qualidade.

Palavras-chave: INTERPRETAÇÃO SÍSMICA 2D; BACIA DE BARREIRINHAS;ÁREA DE ESPIGÃO.