Caracterização Geoambiental da área de implantação do Parque Tecnológico de Salvador - Bahia (TecnoBahia? ) - Maria Araújo Sales (2009.1)

Banca: Prof. Joaquim Xavier Cerqueira Neto - IGEO/UFBA - Orientador, Prof. Dr. Doneivan F. Ferreira - IGEO/UFBA-Co Orientador, Geólogo José Carlos Fernandes -SUCOP, Prof. Msc. Hailton Mello da Silva - IGEO/UFBA

Resumo: A atual conjuntura mundial, marcada por crises e grandes desafios exige da sociedade ação visando a integração: Homem, Desenvolvimento e Meio Ambiente, áreas em que muito contribui as Geociências, mostrando ao ser humano como se deve ajustar ao meio ambiente para que ele possa garantir o desenvolvimento e retirar da terra seu sustento sem destruí-la, em harmonia com todos os seres. Nesta linha preocupação destaca-se a importância iniciativa do Governo do Estado da Bahia materializada no Projeto do Parque Tecnológico de Salvador, ou TecnoBahia? , considerado um dos mais importantes empreendimentos do país, e que tem como objetivo acomodar grandes empresas de nível internacional detentoras de tecnologias e conhecimentos exigíveis nas soluções de problemas, atuais e futuros, de nosso desenvolvimento; e que tenham atuação nas áreas de biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação. Este trabalho tem como objetivo a caracterização Geoambiental da área de Implantação do TecnoBahia? e a implantação de um Sistema de Informações Geográficas específico - o SIG_TecnoBahia-Geoambiental,cujas componentes temáticas englobam: a Geologia e Geomorfologia, a Vegetação e Uso do Solo e, a Hidrografia. Sugere-se que o sistema proposto seja uma componente de um sistema geral - o "SIG_TecnoBahia-Sistêmico", constituído naturalmente de outras componentes, tais como o SIG_tecnoBahia-Infra-Estrutura (Rede Elétrica, Água, Esgoto); - Empresas, etc. cartas com dados geotécnicos em escala adequada ao estudo de Engenharia de fundações, e, dados adicionais de análises físico-químicas, hidrobiológicas e bacteriológicas, etc., poderão ser acrescentado a uma segunda versão do SIG_TecnoBahia-geoambiental aqui proposto a título de referência. Assim, esses sistema construído dentro do rigor técnico-científico, aliado à gestão adequada prevista no Projeto e aos estudos subseqüente têm o mérito de colocar, a qualquer tempo, os gestores do Projeto do TecnoBahia? e as instituições envolvidas em posição plenamente defensável em face de eventuais questionamento pela Sociedade, órgãos de fiscalização ambiental, Ministério Público, ou organização ambientalista.