Análise Estratigráfica e Qualidade das Águas Subterrâneas do Grupo Barreiras na Região de Porto Seguro - Bahia- Mariana Cayres Sampaio (2011.2)

Banca: Amilton de Castro Cardoso - CPRM - Co-Orientador, Prof. Dr. Zoltan Romero Cavalcante Rodrigues - INGÁ/INEMA, Prof. MSc. Hailton Mello da Silva - IGEO/ UFBA e NEHMA

Resumo: A área de estudo está situada no município de Porto Seguro, Região Sul do Estado da Bahia, onde ocorrem unidades litológicas do Complexo Gnáissico-Granítico e Grupo Macaúbas de idade pré-cambriana; sedimentos areno-argilosos do Grupo Barreiras do Terciário e depósitos quaternários. O principal domínio hidrogeológico é representado pelos aquíferos granulares do grupo supracitado, onde a água subterrânea encontra-se acondicionada nos espaços intergranulares que se constituem em reservatórios de boa potencialidade de grande importância para esta região. Este trabalho tem por objetivo, caracterizar a estratigrafia do Grupo Barreiras e avaliar a qualidade de suas águas. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a região, em seguida foram feitas as interpretações dos perfis elétricos e radioativos. Utilizando dados geológicos e perfilagens de três poços, foi construído um perfil estratigráfico paralelo à linha de costa, com direção N-S, que permitiu entender o comportamento espacial das duas fácies. Apesar da completação dos poços, com filtros nas duas seções, favorecer a mistura das águas das duas unidades, foi possível identificar, por meio dos perfis de resistividade, a variação vertical da salinidade; com águas mais doces na fácies superior, com alta resistividade e mais salinas na fácies inferior, com resistividade mais baixa. Utilizando os resultados das análises de água dos poços foram construídos diagramas de Stiff e Piper que permitiram classificar e avaliar a distribuição espacial das águas subterrâneas para tentar identificar os controles das ocorrências.

Palavras-chave: Análise Estratigráfica; Água Subterrânea; Grupo Barreiras; Perfilagens